Artigos

A volta gradual dos torcedores aos estádios de futebol

Qual é a sua opinião sobre o retorno gradual do público aos estádios de futebol? Assunto que desperta discussões acaloradas, ele voltou à baila com o protocolo de recomendações elaborado pela CBF e divulgado há poucos dias. Diante do cenário de pandemia, o documento apresenta uma série de medidas protetivas para a presença segura de torcedores nos estádios. Como se sabe, a presença ou não dos torcedores depende da anuência das autoridades sanitárias de cada cidade. Por isso é tão importante discutir o assunto publicamente.
O protocolo prevê a liberação para os jogos da Copa do Brasil e das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, das quais participam Chapecoense, Avaí, Brusque, Criciúma e Figueirense. Não há torcedores nos estádios catarinenses desde 15 de março de 2020.
Destaco alguns pontos do documento da CBF: A) Só poderão entrar nos estádios os torcedores que tiverem tomado a dose completa da vacina contra a Covid; B) Continuam valendo as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos, além da exigência de realização de testes laboratoriais para a detecção do vírus; e C) Será permitida apenas a presença da torcida do clube mandante para evitar deslocamentos de torcedores de outras localidades.
Quando a pandemia começou, o futebol ficou suspenso e muitos insistiam que ele só poderia retornar com o fim da pandemia. No entanto, a ciência falou mais alto, o bom senso prevaleceu e os jogos voltaram, com toda a segurança possível. Houve falhas? Sim, algumas, isso fez com que os protocolos fossem aperfeiçoados para garantir uma maior segurança de todos. Com essas rígidas normas de saúde, mantivemos a bola rolando.
Neste meio tempo, vieram as vacinas. É óbvio que o caminho é longo, muitos ainda não estão imunizados, a pandemia continua aí, embora os números de hoje e os indicadores sejam muito melhores do que eram há alguns meses. Os times de futebol do Brasil provaram que é possível continuar jogando. Agora chegou a vez de provar que podemos, sim, de forma gradual e com responsabilidade, ter torcedores nos estádios.


Francisco José Battistotti - presidente da SCClubes


Artigo enviada por: Paulo em 24/08/2021
Na Série A, o Avaí - único catarinense na elite do futebol - entra em campo no s...
O mata-mata das quartas de final já começou e o Criciúma já garantiu vaga para a...
O Figueirense entra em campo nesta segunda-feira, contra o Botafogo-PB, no Almei...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858