Artigos

Clubes de futebol criam associação para cuidar do licenciamento

Operações de combate à pirataria dos produtos de futebol nas imediações das praças esportivas. Licenciamento cada vez maior de peças fortalecendo a marca dos clubes. Inaugurações de lojas próprias. O futebol brasileiro está caminhando nessa direção e um marco desta nova era para a profissionalização do esporte mais popular do país ocorreu no dia 4 de julho de 2012, quando foi fundada a Associação Brasileira de Clubes de Futebol Profissional de Licenciamento (Abralic). A oficialização ocorreu durante o III Encontro de Marketing e Licenciamento, realizado nos dias 3 e 4, no Hotel Bourbon, em Curitiba.


Santa Catarina está muito bem representada no comando da Abralic. Na primeira diretoria da história da entidade, o Avaí emplacou a Diretoria Social (Otília Pagani) e o diretor jurídico (Sandro Barreto). O Figueirense ficou com o cargo de 2º Tesoureiro (Rodrigo Titericz) e a Diretoria de Comunicação (Juliana Lima). O Criciúma assumiu o cargo de 1º Secretário (Viviane Olímpio) e a suplência da Diretoria Social (Claudio Gomes). No Conselho Fiscal entraram como suplentes o Joinville (Alisson Tovar) e o Metropolitano (Márcio Volkmann).


Além dos catarinenses, outros 11 clubes brasileiros participaram da fundação da Abralic: Atlético Paranaense, Coritiba, Botafogo, Fluminense, Ponte Preta, Santos e Vasco, os quais para participarem da fundação enviaram um termo de adesão.


Outros clubes também participaram do evento, e em breve deverão estar associando-se: Paraná Clube, São Paulo, Cruzeiro, Remo, Fortaleza e Santa Cruz, bem como outros clubes que não puderam participar deste evento, mas que prestigiaram os eventos anteriores: Palmeiras, Flamengo, Goiás, Portuguesa e Bahia.


VASCO DA GAMA


A presidente da Abralic para o período de julho de 2012 a julho de 2014 será Flávia Mayrink, do Vasco da Gama. De acordo com Flávia, a expectativa é de que os clubes que ainda não aderiram estejam fazendo suas adesões em breve. Ela informou que o grupo já está planejando várias ações, principalmente na organização, para diminuir os impactos negativos da pirataria através de ações conjuntas e fortalecimento das marcas.


A Abralic começa a dar os seus primeiros passos com o apoio de várias entidades. Um deles é o Cecop (Conselho Estadual de Combate a Pirataria do Estado de SC), que se colocou à disposição dos clubes de vários estados para auxiliar na orientação de funcionamento. Importantes também são os apoios do CNCP (Conselho Nacional de Combate a Pirataria) e do FNCP (Fórum Nacional de Combate à Pirataria).


Os cargos para a diretoria da Abralic são exercidos pelos clubes, tendo o responsável pelo Licenciamento (ou seu chefe imediato) incluído na diretoria, que ficou formada da seguinte maneira:


DIRETORIA


Presidente - Vasco da Gama (Flávia Mayrink)


Vice-Presidente - Santos (Luciana Xavier)


1ª Secretário - Criciúma (Viviane Olímpio)


2º Secretário                                                    - Coritiba (Luís Paredes)


1º Tesoureiro - Fluminense (Lucas Sodré)


2º Tesoureiro - Figueirense (Rodrigo Titericz)


Diretor Social - Avaí (Otília Pagani)


Diretor Social (suplente) - Criciúma (Claudio Gomes)


Diretor Jurídico - Avaí (Sandro Barreto)


Diretor Jurídico (suplente) - Santos (Mayti Justo)


Diretor de Comunicação - Figueirense (Juliana Lima)


Diretor de Comunicação (suplente) - Vasco (Gustavo Ralha)


CONSELHO FISCAL


Coordenador - Botafogo (Aline Melo)


Membro 1 -Ponte Preta (Nelson Lopes)


Membro 2 - Coritiba(RhenioMoletta)


Suplente Coordenador - Atlético Paranaense (Piero Furlan)


Suplente - Joinville (Alisson Tovar)


Suplente - Metropolitano (Márcio Volkmann)


Por Paulo Scarduelli


Artigo enviada por: Administrador do site em 09/08/2012
O Prêmio Top da Bola foi entregue na noite desta quarta-feira aos melhores do Ca...
O evento oficial que marca o encerramento do Campeonato Catarinense de Futebol –...
Ainda falta um jogo para encerrar a participação dos catarinenses no Brasileirão...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858