Artigos

Clubes de futebol criam associação para cuidar do licenciamento

Operações de combate à pirataria dos produtos de futebol nas imediações das praças esportivas. Licenciamento cada vez maior de peças fortalecendo a marca dos clubes. Inaugurações de lojas próprias. O futebol brasileiro está caminhando nessa direção e um marco desta nova era para a profissionalização do esporte mais popular do país ocorreu no dia 4 de julho de 2012, quando foi fundada a Associação Brasileira de Clubes de Futebol Profissional de Licenciamento (Abralic). A oficialização ocorreu durante o III Encontro de Marketing e Licenciamento, realizado nos dias 3 e 4, no Hotel Bourbon, em Curitiba.


Santa Catarina está muito bem representada no comando da Abralic. Na primeira diretoria da história da entidade, o Avaí emplacou a Diretoria Social (Otília Pagani) e o diretor jurídico (Sandro Barreto). O Figueirense ficou com o cargo de 2º Tesoureiro (Rodrigo Titericz) e a Diretoria de Comunicação (Juliana Lima). O Criciúma assumiu o cargo de 1º Secretário (Viviane Olímpio) e a suplência da Diretoria Social (Claudio Gomes). No Conselho Fiscal entraram como suplentes o Joinville (Alisson Tovar) e o Metropolitano (Márcio Volkmann).


Além dos catarinenses, outros 11 clubes brasileiros participaram da fundação da Abralic: Atlético Paranaense, Coritiba, Botafogo, Fluminense, Ponte Preta, Santos e Vasco, os quais para participarem da fundação enviaram um termo de adesão.


Outros clubes também participaram do evento, e em breve deverão estar associando-se: Paraná Clube, São Paulo, Cruzeiro, Remo, Fortaleza e Santa Cruz, bem como outros clubes que não puderam participar deste evento, mas que prestigiaram os eventos anteriores: Palmeiras, Flamengo, Goiás, Portuguesa e Bahia.


VASCO DA GAMA


A presidente da Abralic para o período de julho de 2012 a julho de 2014 será Flávia Mayrink, do Vasco da Gama. De acordo com Flávia, a expectativa é de que os clubes que ainda não aderiram estejam fazendo suas adesões em breve. Ela informou que o grupo já está planejando várias ações, principalmente na organização, para diminuir os impactos negativos da pirataria através de ações conjuntas e fortalecimento das marcas.


A Abralic começa a dar os seus primeiros passos com o apoio de várias entidades. Um deles é o Cecop (Conselho Estadual de Combate a Pirataria do Estado de SC), que se colocou à disposição dos clubes de vários estados para auxiliar na orientação de funcionamento. Importantes também são os apoios do CNCP (Conselho Nacional de Combate a Pirataria) e do FNCP (Fórum Nacional de Combate à Pirataria).


Os cargos para a diretoria da Abralic são exercidos pelos clubes, tendo o responsável pelo Licenciamento (ou seu chefe imediato) incluído na diretoria, que ficou formada da seguinte maneira:


DIRETORIA


Presidente - Vasco da Gama (Flávia Mayrink)


Vice-Presidente - Santos (Luciana Xavier)


1ª Secretário - Criciúma (Viviane Olímpio)


2º Secretário                                                    - Coritiba (Luís Paredes)


1º Tesoureiro - Fluminense (Lucas Sodré)


2º Tesoureiro - Figueirense (Rodrigo Titericz)


Diretor Social - Avaí (Otília Pagani)


Diretor Social (suplente) - Criciúma (Claudio Gomes)


Diretor Jurídico - Avaí (Sandro Barreto)


Diretor Jurídico (suplente) - Santos (Mayti Justo)


Diretor de Comunicação - Figueirense (Juliana Lima)


Diretor de Comunicação (suplente) - Vasco (Gustavo Ralha)


CONSELHO FISCAL


Coordenador - Botafogo (Aline Melo)


Membro 1 -Ponte Preta (Nelson Lopes)


Membro 2 - Coritiba(RhenioMoletta)


Suplente Coordenador - Atlético Paranaense (Piero Furlan)


Suplente - Joinville (Alisson Tovar)


Suplente - Metropolitano (Márcio Volkmann)


Por Paulo Scarduelli


Artigo enviada por: Administrador do site em 09/08/2012
Com a presença de nove agremiações, a Assembleia Geral da Associação de Clubes d...
A participação dos clubes catarinenses nesta rodada do Brasileiro das Séries A, ...
Depois de três anos, um clube catarinense chega às quartas de final da Copa do B...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858