Artigos

O Dia do Futebol em Santa Catarina

Nesta sexta-feira, 19 de julho, comemoramos o Dia Nacional do Futebol, data escolhida pela CBF para homenagear o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.


Esporte mais popular no país, o futebol também atrai multidões em Santa Catarina, seja para os jogos de equipes amadoras nos finais de semana, ou para as partidas dos times profissionais. Nessa categoria, Santa Catarina se destaca por ter uma associação que reúne as agremiações: a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, a SCClubes, que completou 26 anos de existência no dia 1º de junho e que tem hoje 25 filiados.


O Brasil nunca esteve tanto de olho no futebol catarinense como agora. Nosso estado tem sete clubes participando das quatro divisões do Campeonato Brasileiro este ano. Somos o segundo com maior número de representantes nas séries A e B – com cinco clubes – perdendo apenas para o poderoso estado de São Paulo. Nunca estivemos tão bem representados e esse é o legado que recebemos de nossos antecessores. Ao todo, 14 presidentes já comandaram a Associação, num trabalho coletivo que tem colaborado muito para o crescimento do nosso futebol.


Pensando na qualidade da principal competição de nosso futebol, o Campeonato Catarinense, os presidentes de clubes se reuniram esta semana para discutir propostas. Uma coisa está definitivamente enterrada: a fórmula de 2012 e 2013. Para deixar o campeonato mais forte e valorizado, os clubes querem um tempo maior de pré-temporada e uma competição mais atrativa. A proposta definitiva da entidade dependerá do Calendário para o futebol brasileiro de 2014, que a CBF deve anunciar nos próximos dias.


Além de ter uma associação ímpar no país, Santa Catarina criou um evento único também: a Feira de Produtos Licenciados de Clubes de Futebol Profissional, reunindo num só local tudo o que os principais clubes de futebol do estado estão comercializando.


Nos estandes da terceira edição da Feira, que será realizada em Joinville nos dias 26 e 27 de agosto, serão apresentadas centenas de produtos licenciados, entre eles confecção (adulto, infantil e bebê), produtos de beleza, moda íntima, artigos para presente, linha pet, alimentação, calçados e diversos outros artigos para o torcedor.


Ou seja, dentro e fora das quatro linhas, temos razão para comemorar o Dia do Futebol.


 


* Wilfredo Brillinger, presidente da SCClubes


Artigo enviada por: Paulo em 20/08/2013
Patrocinado pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina ...
Patrocinado pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina ...
Foi até o fim. Foi na última rodada da fase classificatória do Estadual 2017 que...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858