Artigos

Futebol de SC mostra a sua força

Santa Catarina ocupa uma posição intermediária entre os estados da Federação no que diz respeito à população e território. No entanto, um quesito chama a atenção: o crescimento constante e equilibrado no futebol profissional. Acostumado ao aparece-e-desaparece na elite do Brasileirão nas últimas décadas do século passado, a partir dos anos 2000, nosso estado entrou no ritmo do pelotão de frente e desde que o campeonato brasileiro começou a ser jogado no sistema de pontos corridos, em 2003, sempre tivemos representantes na Série A. Chegamos a ter dois times na elite: Figueirense e Avaí em 2011.


Essa nova era do futebol catarinense merece muitas análises, mas há uma que vale ressaltar: a organização. Santa Catarina tem uma entidade que se destaca em nível nacional (pelo que se sabe, é a única no país) pela forma como participa da vida das agremiações: a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes). Criada em 1987, foi com ela que tivemos nossas maiores conquistas: o título da Copa do Brasil em 1991 com o Criciúma; os sete anos seguidos do Figueirense na Série A; a sexta colocação do Avaí no Brasileirão de 2010 – a melhor posição até hoje. Atualmente, somos o segundo estado com maior número de representantes nas séries A e B – com cinco clubes – perdendo apenas para São Paulo.


Entre os vários projetos desenvolvidos pela Associação de Clubes está o Futmarcas, criado em 2010 para organizar o licenciamento de produtos dos clubes. Surgiu com cinco agremiações e hoje já é referência para dez. Através do licenciamento, os clubes estão organizando a comercialização das suas marcas, combatendo a pirataria e ampliando a receita.


Uma das metas do Futmarcas é a realização anual de uma feira só com os produtos licenciados dos clubes catarinenses – algo inédito no país. E a terceira edição vai ocorrer nesta próxima semana, nos dias 9 e 10 de setembro, na Univille, em Joinville. Nos estandes da Feira, que é gratuita e aberta ao público, serão apresentados os produtos licenciados que os nossos principais clubes estão comercializando, desde confecção (adulto, infantil e bebê), produtos de beleza, moda íntima, artigos para presente, linha pet, alimentação, calçados e muitos outros artigos para o torcedor.


O convite está feito.  É só ir a Joinville.


 


*Wilfredo Brillinger, presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina


Artigo enviada por: Paulo em 18/09/2013
Três estádios foram sorteados na tarde de hoje para receberem a vistoria do Mini...
Patrocinado pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina ...
Os cinco jogos do returno do Campeonato Catarinense da Série A foram disputados ...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858