Artigos

Futebol de SC mostra a sua força

Santa Catarina ocupa uma posição intermediária entre os estados da Federação no que diz respeito à população e território. No entanto, um quesito chama a atenção: o crescimento constante e equilibrado no futebol profissional. Acostumado ao aparece-e-desaparece na elite do Brasileirão nas últimas décadas do século passado, a partir dos anos 2000, nosso estado entrou no ritmo do pelotão de frente e desde que o campeonato brasileiro começou a ser jogado no sistema de pontos corridos, em 2003, sempre tivemos representantes na Série A. Chegamos a ter dois times na elite: Figueirense e Avaí em 2011.


Essa nova era do futebol catarinense merece muitas análises, mas há uma que vale ressaltar: a organização. Santa Catarina tem uma entidade que se destaca em nível nacional (pelo que se sabe, é a única no país) pela forma como participa da vida das agremiações: a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes). Criada em 1987, foi com ela que tivemos nossas maiores conquistas: o título da Copa do Brasil em 1991 com o Criciúma; os sete anos seguidos do Figueirense na Série A; a sexta colocação do Avaí no Brasileirão de 2010 – a melhor posição até hoje. Atualmente, somos o segundo estado com maior número de representantes nas séries A e B – com cinco clubes – perdendo apenas para São Paulo.


Entre os vários projetos desenvolvidos pela Associação de Clubes está o Futmarcas, criado em 2010 para organizar o licenciamento de produtos dos clubes. Surgiu com cinco agremiações e hoje já é referência para dez. Através do licenciamento, os clubes estão organizando a comercialização das suas marcas, combatendo a pirataria e ampliando a receita.


Uma das metas do Futmarcas é a realização anual de uma feira só com os produtos licenciados dos clubes catarinenses – algo inédito no país. E a terceira edição vai ocorrer nesta próxima semana, nos dias 9 e 10 de setembro, na Univille, em Joinville. Nos estandes da Feira, que é gratuita e aberta ao público, serão apresentados os produtos licenciados que os nossos principais clubes estão comercializando, desde confecção (adulto, infantil e bebê), produtos de beleza, moda íntima, artigos para presente, linha pet, alimentação, calçados e muitos outros artigos para o torcedor.


O convite está feito.  É só ir a Joinville.


 


*Wilfredo Brillinger, presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina


Artigo enviada por: Paulo em 18/09/2013
Com a presença de nove agremiações, a Assembleia Geral da Associação de Clubes d...
A participação dos clubes catarinenses nesta rodada do Brasileiro das Séries A, ...
Depois de três anos, um clube catarinense chega às quartas de final da Copa do B...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858