Artigos

União, superação e o novo futebol de Santa Catarina

Não temos o costume de olhar para trás. Mas esse exercício precisa ser feito quando se fala da maior competição do esporte profissional de nosso estado: o Campeonato Catarinense de Futebol da Série A, que se fecha com a entrega do Troféu Top da Bola aos melhores do campeonato.
O comprometimento dos 10 clubes foi a marca registrada de todo o Estadual, que começou exatamente dois meses após a maior tragédia do futebol mundial e que levou não apenas quase toda a delegação da Chapecoense, mas o histórico líder do futebol de nosso estado Delfim Pádua Peixoto Filho (presidente da Federação) e Sandro Pallaoro (então presidente da SCCLUBES e também da Chapecoense).
É preciso olhar para trás. Naquele 29 de novembro, em especial nós catarinenses, ficamos incrédulos com tamanha tragédia. Muita dúvida pairava no ar. Como será o campeonato catarinense sem seus líderes? Os novos gestores realizarão um Estadual com o mesmo sucesso?
O povo catarinense tem a superação como sua marca, e não foi diferente neste novo cenário do nosso futebol. A união entre clubes e Federação foi a palavra-chave. Os novos presidentes da Federação e da SCCLUBES se abraçaram, os dirigentes se uniram ainda mais, os técnicos dialogaram, os jogadores se respeitaram e os torcedores fizeram uma grande festa em paz nas arquibancadas. Chegamos à grande final com a Arena Condá lotada. Mais de 19 mil pessoas, quase cinco mil a mais do que na final do ano passado. Na TV, os índices de audiência mantiveram a média do ano anterior. Nos estádios, nenhum ato de violência foi registrado, nem mesmo nos grandes clássicos.
Unidos e superando as dificuldades, conseguimos realizar a maior competição do futebol catarinense mais uma vez.
Foi a primeira competição dessa nova fase do futebol catarinense, que precisa se manter unido, ouvir ainda mais os envolvidos e fortalecer os mesmos objetivos que alicerçaram a criação da SCCLUBES 30 anos atrás.
O título, mais do que merecido, não foi somente para os atletas e comissão técnica da Chapecoense. O troféu também vai para todos aqueles fizeram o Campeonato Catarinense de 2017 um grande sucesso.
Que o Estadual de 2018 seja ainda melhor!


Luiz Henrique Martins Ribeiro - Presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de SC - SCCLUBES


Artigo enviada por: Paulo em 24/05/2017
O turno do Catarinense SICOOB 2018 Série B está chegando na sua metade, e dois c...
No primeiro fim de semana de rodada do Catarinense SICOOB 2018 Série B durante a...
Foram 19 gols em cinco partidas (quase quatro de média) e um líder com 100% de a...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858