Notícias

Parabéns Avaí pelos 96 anos de história e de vitórias!

O futebol barriga verde está em festa neste domingo, 1º de setembro de 2019. O Avaí Futebol Clube completa 96 anos de fundação. A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina parabeniza todos os torcedores, atletas, dirigentes e funcionários do Avaí Futebol Clube pela passagem desta data importantíssima para o futebol catarinense!
Fundando em 1º de setembro de 1923, o Leão da Ilha, como é conhecido popularmente, é o clube que já foi 17 vezes campeão do Estado: 1924, 26, 27, 28, 30, 42, 43, 44, 45, 73, 75, 88, 97, 2009, 2010, 2012 e 2019.
A história do Avaí Futebol Clube teve início em 1923 quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), em Florianópolis. O comerciante, apaixonado por futebol, resolveu realizar o sonho dos meninos e decidiu presenteá-los com um conjunto completo de “ternos” como eram chamados na época os uniformes. O material continha, além de bola e chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis. No dia 1º de setembro de 1923, em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, os jovens atletas decidiram, em conjunto com o comerciante, fundar um clube de futebol. O nome do novo time seria “Independência” e teria como presidente o próprio Sr. Amadeu Horn. Quando tudo já estava praticamente decidido, o Sr. Arnaldo Pinto de Oliveira chegou à reunião trazendo novas ideias e acabou influenciando os participantes a mudar o nome do time que estava sendo fundado. O argumento era que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time e até terminar de falar “Independência” o outro time já teria empatado o jogo. Como estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele propôs o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Neste momento, todos apoiaram a ideia e começaram a gritar Avahy, Avahy, Avahy! E desta maneira, entusiasmada e convicta, teve início a história cheia vitórias e conquistas do então Avahy Foot-ball Club.
O Leão da Ilha é motivo de orgulho para todos nós catarinenses, pela sua história recheada de conquistas, por seus títulos, pelos exemplos de superação. Campeão Brasileiro da Série C em 1998, é do Avaí a melhor colocação de um clube catarinense no Brasileirão da Série A da era dos pontos corridos. Em 2009, ficou em sexto lugar.
Desejamos que o Avaí se recupere Brasileirão deste ano já a partir desta segunda-feira, quando enfrentará o Fluminense, no Maracanã.
Parabéns, Avaí! E que venham mais conquistas!


Arte e fonte: Avaí FC


Notícia enviada por: Paulo em 01/09/2019
O campeonato terá início no dia 26 de maio e contará com a participação de 10 ti...
Os times se enfrentarão em jogos de ida e volta
A partida é válida pelas semifinais do Catarinense Fort Atacadista 2024
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858