WhatsApp
Notícias

Clubes aprovam nova fórmula para o Campeonato Catarinense de Futebol

Os presidentes dos 10 clubes que disputarão o Campeonato Catarinense da Série A em 2020 aprovaram uma nova fórmula para o Estadual. A oficialização da mudança ocorreu durante a reunião do Conselho Técnico da competição, na tarde desta quarta-feira (20), na sede da Federação Catarinense de Futebol, mas a proposta foi construída ao longo dos últimos três meses pelos dirigentes e liderada pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), que, entre setembro e novembro, tratou do tema em duas assembleias extraordinárias e em reuniões chamadas especificamente para discutir o assunto, inclusive uma entre o presidente da SCCLUBES Francisco José Battistotti e o presidente da Federação Catarinense de Futebol Rubens Renato Angelotti. A última reunião foi durante almoço em Itapema, nesta quarta.
“Certamente, nunca houve uma fórmula tão discutida quanto essa”, afirma o presidente da SCCLUBES. “Para chegarmos até ela, levamos em consideração uma série de fatores, entre eles a redução do número de datas que o Calendário do Futebol Brasileiro reservou para os Estaduais, o aumento da atratibilidade da competição, a redução dos custos, o interesse do torcedor por jogos mais decisivos. Analisamos também sugestões e solicitações dos presidentes de clubes da Série B e de outros atores do universo do futebol”, ressaltou Battistotti.
NOVA FÓRMULA
O Campeonato Catarinense de 2020 terá 61 jogos e será disputado em 15 datas. Na primeira etapa da competição (a fase classificatória) Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Joinville, Juventus, Marcílio Dias e Tubarão jogarão entre si em turno único, com nove partidas para cada clube. Os cinco melhores colocados no Campeonato Catarinense deste ano farão cinco jogos em casa, enquanto os demais terão quatro diante de seus torcedores nessa etapa da competição.
Após a fase classificatória, começam os mata-mata entre os oito primeiros colocados, que seguem em frente para as quartas de final. Esses confrontos, em jogos de ida e volta, colocarão frente à frente o 1º contra o 8º, o 2º contra o 7º, o 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º, respectivamente. As semifinais e as finais serão disputadas também em jogos de ida e volta, sendo que a vantagem de fazer a segunda partida em casa se dará pela posição na tabela na fase classificatória. Os dois últimos da fase classificatória farão também um mata-mata para saber quem será rebaixado e disputará a Série B em 2021
PARA 2021
Visando alinhar-se com os Estaduais do Rio Grande do Sul e do Paraná, os dirigentes aprovaram também que o Campeonato Catarinense de 2021 terá 12 clubes. Ressaltaram que será uma experiência e que todos os clubes que disputarão a Série B de 2020 devem atender o Caderno de Encargos da Federação. Portanto, em 2020 subirão três clubes da Série B para a A. E a fórmula de disputa será nos mesmos moldes da A de 2020. O que muda é que cairão dois para a Série B em 2022.
OUTRAS EXPERIÊNCIAS
Diretor executivo da Associação há três anos e coordenador do comitê comercial unificado do Estadual desde 2018, Claudio Gomes participou de todas as reuniões em que se discutiu a nova fórmula do Estadual. Também teve encontros individuais com dirigentes e profissionais de áreas importantes que estão envolvidas com o mundo do futebol, como patrocinadores, imprensa especializada, players de transmissão e arbitragem. Foi também buscar informações em outras federações estaduais para ver o que funciona e o que não funciona. E apresentou aos presidentes de clubes três opções de fórmula.
“A fórmula aprovada tem tudo para fazer do Estadual de 2020 o melhor dos últimos anos. Tivemos que pensar também na nova realidade do futebol catarinense, que está passando por dificuldades e precisa voltar a ser forte. Para isso, precisamos que todos estejam no mesmo barco e remando na mesma direção: torcedores, jogadores, dirigentes, imprensa, patrocinadores, arbitragem, segurança. Enfim, todos. Só assim teremos um Estadual forte e voltaremos a marcar presença no cenário nacional”, ressaltou.
Depois da aprovação da fórmula do Estadual de 2020, realizada hoje, o Departamento de Competições da Federação vai trabalhar na montagem da tabela e na criação do Regulamento Geral da Competição. Uma coisa já está certa: a primeira rodada será no dia 22 de janeiro de 2020.


sccatari_800


Foto: Paulo Scarduelli


Notícia enviada por: Paulo em 20/11/2019
A celebração contou com a presença de importantes agentes do futebol estadual e ...
Jogando em casa, o Tigre empatou em 1x1 com o Juventude.
A principal organização do futebol catarinense completa hoje (12) seus 100 anos ...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858