Notícias

Catarinense 2020: mais emoção, mais público, mais rentável

É grande a expectativa dos 10 clubes catarinenses que disputarão o Estadual da Série A do próximo ano, cujo pontapé inicial será dado no dia 22 de janeiro. E o principal motivo desta confiança é a nova fórmula da competição, que foi aprovada depois de três meses de estudos pelos dirigentes, e que vai garantir emoção desde o início. “Os clubes sabem que terão apenas nove jogos na fase classificatória e terão que largar bem”, ressalta o presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), Francisco José Battistotti.
A fase classificatória ganha importância pois através dela se define os cruzamentos da próxima fase e também a meritocracia do próximo ano, que determina uma partida a mais em casa para os clubes que chegarem até a 6ª colocação.
Após essa fase, começam os mata-mata que promete total emoção, tanto na disputa para as quartas de final como também a determinação do rebaixado que em 2020 será somente um clube, pois três subirão da Série B em 2021. No total, até a partida de volta da grande final, serão 16 jogos decisivos. Como o Estadual terá 61 partidas, os mata-mata vão representar quase 30% deste total. “Esse aumento de jogos decisivos vai, com certeza, aumentar a média de público nos estádios”, garante o presidente do Clube Atlético Tubarão, Luiz Henrique Martins Ribeiro.
A nova fórmula foi pensada também para ser economicamente mais saudável para os cofres dos clubes. “A redução de datas imposta pelo Calendário Nacional do Futebol vai representar também menos custo com logística de deslocamento, gastos para a abertura de estádios e pagamento de taxas que envolvem uma partida de futebol”, explica o diretor executivo da Associação Cláudio Gomes, que estima que a nova fórmula permitirá concretizar um anseio antigo dos dirigentes: buscar o ponto de equilíbrio financeiro para os clubes.
Entre as novidades que estão sendo pensadas para 2020 estão a escolha de uma empresa única para fazer o transporte das equipes para os jogos, uma rede de hotéis para as concentrações e alimentação dos atletas, uma só empresa para fazer a segurança privada interna nos estádios em dias de jogos, uma só empresa de saúde para o serviço de ambulância.
PLAYERS E STREAMING
O fato de estar sendo preparado com bastante antecedência permite um maior número de reuniões com patrocinadores. Entusiasmado com a fórmula renovada, os parceiros já estão pensando em ativações especiais. “Tem empresas buscando ações com os torcedores dentro dos estádios, tem players planejando lançar plataformas de palpites dos jogos. Todos querendo aliar a sua marca com o nosso futebol”, revela Gomes, que criou e coordena o comitê comercial unificado do Estadual desde 2018.
A exemplo de 2019, os torcedores poderão assistir a todos os jogos do campeonato – fato raro nos Estaduais hoje. Um jogo por rodada será exibido pela NSC TV. Os demais jogos serão pelo futebolcatarinense.tv (antigo FCPLAY.TV), canal de streaming dos clubes catarinenses, que vem com muitas novidades em 2020, já com aplicativo da TV Nsports para facilitar a navegação. "O Catarinense, que já era um dos campeonatos mais equilibrados do Brasil, será ainda mais disputado com a nova fórmula, o que deverá repercutir na audiência, ainda mais com as novidades que teremos nas transmissões", aposta o diretor executivo da TV NSports Guilherme Figueiredo.
Junto com a Federação Catarinense de Futebol, a Associação de Clubes vai buscar aproximação e parcerias com entidades como a Associação dos Cronistas Esportivos, Acaert, Sindicatos dos Árbitros e dos Atletas e demais atores envolvidos com o futebol profissional, em busca de ações conjuntas visando valorizar a competição. “O Estadual de 2020 tem tudo para ser o melhor dos últimos anos. Mas para isso, além de uma fórmula renovada, precisamos que todos estejam no mesmo barco e remando na mesma direção: torcedores, jogadores, dirigentes, imprensa, patrocinadores, arbitragem, segurança. Enfim, todos”, ressalta Gomes.


Foto: Comunicação Figueirense FC


Notícia enviada por: Paulo em 13/12/2019
O campeonato terá início no dia 26 de maio e contará com a participação de 10 ti...
Os times se enfrentarão em jogos de ida e volta
A partida é válida pelas semifinais do Catarinense Fort Atacadista 2024
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858