WhatsApp
Notícias

Equilíbrio: três pontos separam o primeiro do sétimo colocado do Estadual

Com intervalo inédito de uma semana entre uma rodada e outra desde a largada do Estadual, o Campeonato Catarinense voltou a ter jogos neste final de semana. A disputa e os resultados apertados seguem sendo a tônica da competição. Três clubes estão na frente da tabela com o mesmo número de pontos, com Figueirense na frente pelo saldo de gols. O equilíbrio é tão grande que entre o primeiro e o sétimo colocado, a diferença é de três pontos. A rodada deste final de semana foi dos visitantes. Só o Marcílio Dias venceu em seus domínios.
Dois jogos foram disputados no sábado. No estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, numa tarde com muitos gols, deu vitória do Joinville sobre o Juventus pelo placar de 3 a 2. Geovane marcou os dois gols dos donos da casa, enquanto os gols do JEC foram de Fernandinho, Lucas de Sá e Edson. No confronto noturno, o Brusque recebeu o Tubarão no Augusto Bauer e a partida terminou empatada: 1 a 1. Edu marcou o gol Brusque, enquanto Zé Vitor anotou o dos visitantes.
A rodada foi concluída no domingo com três jogos à tarde. Atuando no Oeste, o Figueirense conseguiu se recuperar de sua derrota no clássico e venceu o Concórdia por 2 a 0, gols de Alemão e Nicholas. Na Ressacada, o Criciúma venceu o Avaí por 1 a 0, gol de Carlos César, em cobrança de pênalti, aos 10 minutos do primeiro tempo. A última partida da quinta rodada foi disputada em Itajaí. No estádio Dr. Hercílio Luz novamente recebendo excelente público, o Marcílio Dias ganhou da Chapecoense por 1 a 0, num golaço de Rodrigo Ferreira aos 44 minutos do primeiro tempo.
Para a sexta rodada, haverá mais uma semana de intervalo para a preparação das equipes, já que o meio da semana será utilizado para a disputa da Copa do Brasil. Todos os cinco jogos estão marcados para o final de semana. Confira a tabela: Chapecoense x Criciúma, Marcílio Dias x Figueirense, Brusque x Juventus, Concórdia x Tubarão e Avaí x Joinville.
CLASSIFICAÇÃO
1º Figueirense, Brusque e Marcílio Dias – 10 pontos
4º Joinville – 9 pontos
5º Criciúma – 8 pontos
6º Avaí e Juventus – 7 pontos
8 – Tubarão – 5 pontos
9º Chapecoense – 2 pontos
10° Concórdia – 1 ponto
FÓRMULA
Realizado pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), com apoio da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), o Estadual tem as Casas da Água como patrocinador máster, que trouxe junto um grupo de parceiros que terão visibilidade nas propriedades comerciais do campeonato: Votoran, Midea, Vedacit, LG, Tigre, Taschibra, Big Bet, Docol, Sulvinil e Caramfix. Outra marca que também garantiu presença entre os patrocinadores é a Bebidas Fruki, que pelo segundo ano consecutivo será parceira do Estadual.
Com uma nova forma de disputa, o Catarinense Série A 2020 terá quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais. Na 1ª fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno. Após as nove rodadas, os oito primeiros colocados estarão classificados para 2ª Fase – Quartas de Finais. O 1º colocado enfrentará o 8º, o 2º encara o 7º, o 3º colocado pegará o 6º e o 4º colocado enfrentará o 5º classificado. O 9º e o 10º farão um mata-mata para saber quem será rebaixado.
A partir da 2ª fase, as equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, até a definição do campeão. Nas fases de confronto eliminatório, os critérios serão: número de pontos, saldo de gols e decisão por pênaltis.


Foto: Ricardo Artfon (Concórdia AC)


Notícia enviada por: Paulo em 09/02/2020
Saiba mais sobre a estreia do leão na Série B de 2024
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917