WhatsApp
Notícias

Evento marca largada oficial do Estadual da Série B

O evento de Lançamento da Série B do Estadual, realizado durante todo o dia de hoje em Florianópolis, é um marco na história do futebol catarinense. Embora a competição tenha sido criada em 1986, foi a primeira vez que as duas principais entidades do futebol de nosso estado – a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) e a Federação Catarinense de Futebol (FCF) – realizaram um evento conjunto para promover e lançar oficialmente a competição.


– Por que estamos fazendo isso? – perguntou o presidente da SCCLUBES Wilfredo Brillinger, logo no início dos trabalhos. Ele mesmo deu a resposta.


– Queremos uma Série B cada vez mais forte, com clubes cada vez mais organizados e fortalecidos. Só assim vamos conseguir elevar o nível da nossa Série A.


A Associação está investindo na competição. Além de destinar recursos para os clubes aperfeiçoarem suas estruturas, também presta consultorias nas áreas de engenharia, do setor jurídico e de marketing, visando oferecer aos clubes mais condições para obter sucesso em suas ações. A entidade criou também uma diretoria especial para cuidar das Séries B e C do Estadual, coordenada pelo ex-presidente do Marcílio e da SCCLUBES, Carlos Crispim.


O presidente da FCF Delfim Pádua Peixoto Filho, que trouxe o seu staff (entre eles o assessor Jurídico Rodrigo Capella e o diretor de competições Fábio Nogueira) para participar de todo o dia de atividades, ressaltou a importância de se criar e fortalecer as competições oficiais no estado.


– Quanto mais campeonatos bem organizados tivermos, mais escolas teremos para formar e aperfeiçoar nossos técnicos, jogadores, dirigentes e árbitros. Se não fizermos isso, criaremos um castelo de areia, que vai ruir a qualquer momento.


Além de Wilfredo e Delfim, participaram do evento como palestrantes o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Robson Luiz Vieira, o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina JB Telles, os assessores jurídico e de engenharia da SCCLUBES (Sandro Barreto e Renê da Silva), o professor de Gestão do Esporte da Unisul Rafael Andreis e os presidentes dos clubes que disputam a Série B deste ano: Blumenau, Caçadorense, Camboriú, Canoinhas, Atlético Tubarão, Concórdia, Internacional de Lages, Porto, Hercílio Luz e Guarani de Palhoça.


O presidente da SCCLUBES ressaltou a representatividade catarinense no cenário nacional do futebol, com três clubes entre os 20 melhores do país e cinco entre os 40.


– Temos que comemorar essas conquistas, mas ainda temos muito para caminhar. A melhor prova disso é que não podemos começar o Estadual da Série B como gostaríamos. As duas primeiras rodadas terão que ser realizadas sem a presença da torcida nos estádios, porque os laudos de segurança não foram entregues dentro do prazo – lembrou o presidente.


– É um prejuízo para todos nós neste momento, mas entendo que é um processo que vai nos deixar mais fortes lá na frente. Se queremos competições mais organizadas e clubes na elite, precisamos arrumar nossas casas agora – finalizou.


PRIMEIRA RODADA - A largada oficial da Série B está prevista para este domingo (dia 20), embora Guarani e Camboriú tenham jogado ontem (com vitória do Bugre Palhocense por 2 a 1), em virtude da participação simultânea do Guarani no Estadual da Série B e no Brasileiro da Série D. No domingo, quatro partidas que completarão a 1ª rodada do turno, todas com início previsto para 16h: Canoinhas X Tubarão, Porto X Internacional, Caçador X Concórdia e Hercílio Luz X Blumenau.


FÓRMULA - Os dez clubes da Série B se enfrentarão em turno e returno, em jogos de ida e volta. O vencedor de cada turno será o clube que somar mais pontos ao fim de nove rodadas - não haverá finais nos turnos. Os campeões de turno e returno, mais os dois clubes de melhor campanha geral, classificam-se para o quadrangular decisivo do campeonato. As equipes campeãs das etapas turno e returno entrarão no quadrangular com um ponto de bonificação. Caso uma mesma equipe conquiste o turno e o returno, terá dois pontos de bonificação, e três equipes estarão classificadas pelo índice técnico. Os classificados à terceira etapa, quadrangular, se enfrentarão em turno e returno e os dois clubes que somarem mais pontos serão os finalistas. A quarta etapa será disputada no sistema de confronto eliminatório, com saldo de gols como critério de desempate e com vantagem do mando de campo para a equipe que somar mais pontos na Classificação Total.


O campeão e vice-campeão da Série B deste ano garantem vaga na Série A de 2015, já o último colocado na soma do turno e do returno estará rebaixado à Série C no próximo ano.


Fotos: Cristina Estefano e Lucas Henrique Coppi


Notícia enviada por: Paulo em 17/07/2014
Saiba mais sobre a estreia do leão na Série B de 2024
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917