WhatsApp
Notícias

Estreia oficial do Estadual da Série B será neste domingo

A largada oficial do Campeonato Catarinense da Série B será neste domingo, embora Guarani e Camboriú tenham jogado primeiro (na quarta, 16), em virtude da participação simultânea do time de Palhoça no Campeonato Brasileiro da Série D 2014 durante o segundo semestre. Neste domingo, quatro partidas que completarão a 1ª rodada do turno, todas com início previsto para as 16h: Canoinhas X Tubarão, Porto X Internacional, Caçadorense X Concórdia e Hercílio Luz X Blumenau. Por causa do atraso na entrega dos laudos, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) determinou que as duas primeiras rodadas sejam disputadas sem a presença de público. Até este momento somente o jogo da Caçadorense terá presença de público, pois será disputado na Arena Condá, em Chapecó. No jogo de Palhoça, na quarta-feira, o Bugre venceu o Camboriú por 2 a 1.


FÓRMULA


Os dez clubes da Série B se enfrentarão em turno e returno, em jogos de ida e volta. O vencedor de cada turno será o clube que somar mais pontos ao fim de nove rodadas - não haverá finais nos turnos. Os campeões de turno e returno, mais os dois clubes de melhor campanha geral, classificam-se para o quadrangular decisivo do campeonato. As equipes campeãs das etapas turno e returno entrarão no quadrangular com um ponto de bonificação. Caso uma mesma equipe conquiste o turno e o returno, terá dois pontos de bonificação, e três equipes estarão classificadas pelo índice técnico.


Os classificados à terceira etapa, quadrangular, se enfrentarão em turno e returno e os dois clubes que somarem mais pontos serão os finalistas. A quarta etapa, finais, será disputada no sistema de confronto eliminatório, com saldo de gols como critério de desempate e com vantagem do mando de campo para a equipe que somar mais pontos na Classificação Total.


O campeão e vice-campeão da Série B garantem vaga na Série A de 2015, já o último colocado na soma do turno e do returno estará rebaixado à Série C em 2015.


HISTÓRIA
De acordo com a FCF, a Série B do Campeonato Catarinense foi criada pelo presidente Delfim Pádua Peixoto Filho, em 1986, logo no primeiro ano de sua administração. O Marcílio Dias é o atual campeão. Diversas equipes já postularam integrar a elite do futebol barriga verde através da competição: do saudoso Clube Esportivo Paysandu, de Brusque, campeão da primeira edição, passando pelo título do Avaí, em 1994.


Notícia enviada por: Paulo em 18/07/2014
Saiba mais sobre a estreia do leão na Série B de 2024
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917