WhatsApp
Notícias

Avaí completa 91 anos de história e festeja com goleada

O Avaí, um dos clubes mais vencedores do futebol catarinense, está completando 91 anos de fundação nesta segunda-feira. A Associação de Clubes de Futebol Profissional de SC, através do Presidente Wilfredo Brillinger, parabeniza todos os torcedores, atletas, dirigentes e funcionários do Avaí Futebol Clube pela passagem desta data importantíssima para o futebol catarinense. Fundando em 1º de setembro de 1923, o Leão da Ilha, como é conhecido popularmente, é, junto com o rival Figueirense, o clube mais vezes campeão do Estado. São 16 conquistas, a última delas em 2012: 1924, 26, 27, 28, 30, 42, 43, 44, 45, 73, 75, 88, 97, 2009, 10 e 12.
O momento para comemorar não podia ser melhor. Dentro do campo, o clube está no G4 do Brasileirão da Série B e vem de uma goleada histórica de 5 a 0 contra o Vasco da Gama, em São Januário, no último sábado.
A História
A história do Avaí Futebol Clube teve início em 1923 quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), em Florianópolis. O comerciante, apaixonado por futebol, resolveu realizar o sonho dos meninos e decidiu presenteá-los com um conjunto completo de “ternos” como eram chamados na época os uniformes. O material continha, além de bola e chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis. Uma curiosidade que talvez alguns torcedores não saibam é que as cores foram escolhidas em homenagem ao extinto Clube de remo, Riachuelo.
No dia 1º de setembro de 1923, em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, os jovens atletas decidiram, em conjunto com o comerciante, fundar um clube de futebol. O nome do novo time seria “Independência” e teria como presidente o próprio Sr. Amadeu Horn.Quando tudo já estava praticamente decidido, o Sr. Arnaldo Pinto de Oliveira chegou à reunião trazendo novas ideias e acabou influenciando os participantes a mudar o nome do time que estava sendo fundado. O argumento era que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time e até terminar de falar “Independência” o outro time já teria empatado o jogo. Como estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele propôs o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Neste momento, todos apoiaram a ideia e começaram a gritar Avahy, Avahy, Avahy! E desta maneira, entusiasmada e convicta, teve início a história cheia vitórias e conquistas do então Avahy Foot-ball Club.


Fontes Avaí FC e FCF


Notícia enviada por: Paulo em 01/09/2014
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
A celebração contou com a presença de importantes agentes do futebol estadual e ...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917