WhatsApp
Notícias

Os clubes, por meio da SCCLUBES, se unem contra pirataria no futebol

A pirataria é um mal que assola o país e que, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, equivale a cerca de 18% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, provocando perdas na arrecadação. Essas perdas atingem diretamente os clubes de futebol, tendo nas camisas seu principal item falsificado.


Preocupado com isso, a SCCLUBES integra desde 2012 o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP), órgão da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que tem feito uma série de ações e estudos em conjunto com outras instituições que sofrem do mesmo mal.


Na semana passada, o assessor jurídico da SCCLUBES, advogado Sandro Barreto, participou da reunião do CECOP realizado na sede da OAB, onde foram discutidos vários assuntos relacionados ao tema. Na sexta-feira, houve outro encontro, desta vez na sede da Associação de Clubes, com objetivo específico relacionado ao futebol, onde estiveram presentes o presidente do CECOP Jair Schmitt, o delegado da DEIC Walter Watanabe e o escrivão da DEIC Procópio Pires Júnior.


A boa notícia para o setor é a criação da Delegacia de Proteção à Propriedade Imaterial (Depin), que está a caminho. Ela vai atuar especificamente no Combate à Pirataria.


Embora não existam números exatos, estima-se que os clubes brasileiros perdem atualmente em torno de cinco vezes o que poderiam estar faturando por causa da pirataria. Isso representa aquele recurso que falta para, entre outras ações, incrementar investimentos em setores importantes do clube, como as categorias de base.


Notícia enviada por: Paulo em 09/09/2014
Saiba mais sobre a estreia do leão na Série B de 2024
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917