WhatsApp
Notícias

Catarinense Série A 2016 terá pontos corridos e final

O Conselho Técnico da Federação Catarinense de Futebol confirmou na tarde desta sexta-feira o que já havia sido acordado entre os clubes na reunião de segunda, na Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES): o Catarinense da Série A 2016 terá pontos corridos e final. Além dessa fórmula, a outra opção levada pelos clubes era semelhante à do Brasileirão, apenas pontos corridos.
A reunião do Conselho Técnico aconteceu na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, e definiu o formato da competição, além das datas. O Estadual terá turno, returno e finais, uma partida ou duas, dependendo do número de datas disponíveis.
A Associação Chapecoense de Futebol endossou a proposta idealizada pela FCF, com a utilização de 19 datas, contagem de pontos corridos e uma partida final entre as duas primeiras colocadas. Já o Figueirense propôs uma forma em pontos corridos, com os campeões de turno e returno fazendo as finais. A forma proposta pelo Figueirense venceu. Caso haja possibilidade de utilização de vinte datas, serão realizadas duas partidas finais, ida e volta. A equipe que somar mais pontos na classificação geral decidirá o título jogando como mandante. Caso a mesma equipe conquiste o turno e o returno, será declarada campeã, sem a disputa da final ou das finais. As duas equipes com menor número de pontos serão rebaixadas em 2017.
A primeira rodada será realizada no dia 31 de janeiro, provavelmente com uma partida de abertura no sábado (30). O Catarinense terminará no dia 8 de maio.
Após a definição da forma de disputa, o Departamento de Competições da FCF deve confeccionar a tabela do Catarinense na próxima semana. Além da disputa pelo título e pela permanência na elite, o Catarinense 2016 terá importância distinta para os cinco clubes que não possuem calendário nacional: Internacional, Metropolitano, Hermann Aichinger, Brusque e Camboriú. As equipes que se classificarem para a Série D de 2016 estarão também na disputa da competição em 2017. Será a possibilidade de garantir calendário em competições nacionais durante dois anos.


Foto e apoio com informações: FCF


Notícia enviada por: Paulo em 20/11/2015
Saiba mais sobre a estreia do leão na Série B de 2024
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917