WhatsApp
Notícias

Almirante Barroso é o mais novo clube afiliado à Associação

O atual campeão catarinense da Série B e integrante do grupo de elite que disputará o Estadual da A, a partir da semana que vem – o Clube Náutico Almirante Barroso – é o mais novo clube filiado à Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES).
O clube voltou à ativa em março de 2016, mas a camisa branca e verde do Barroso apareceu no futebol profissional de Santa Catarina em 1949, mas a história do clube começou 30 anos antes dessa bola rolar no gramado.
A fundação do clube aconteceu no dia 11 de maio de 1919, depois de mais de 40 membros do recém fundado Clube Náutico Marcílio Dias solicitarem os suas desassociações. A saída em massa aconteceu porque parte do Clube não concordava com a eleição da madrinha dos dois primeiros barcos do rubro-anil, chamados “Yara” e “Yarê”. A eleição que terminou em empate entre Marieta de Moro e Virgínia Fontes, acabou pela escolha da primeira candidata e a demissão de quase metade dos sócios.
O Clube Náutico Almirante Barroso, fundado para a prática do remo, logo adquiriu seus barcos e tornou-se o conterrâneo rival de Marcílio Dias. Naquele ano, o futebol já se tornou parte da história dos clubes de forma inusitada. A diretoria do irmão mais velho convidou seu adversário para um jogo de futebol e acabou recebendo uma negativa do Barroso, que se limitou a enfrentar o rival somente sobre as águas. O remo rendeu ao Barroso conquistas de expressão estadual em 1920, 1921, 1927 e 1928.
Os primeiros jogos profissionais do Barroso no futebol iniciaram por volta de 1940, e o primeiro jogo de que se tem registro foi contra o Riachuelo de Florianópolis. O investimento no futebol estava apenas começando e 1949 foi um ano especial para os amantes de futebol do Almirante. O Clube firmou parceria com o Lauro Muller Futebol e no mesmo ano conquistou o Campeonato Itajaiense promovido pela Liga Itajaiense de Desporto.Poucos anos depois, a parceria se desfez e o Barroso deu continuidade às atividades, inaugurando em 1956 o Estádio que era conhecido com Estádio na Rua Silva.
Em 1959 o Barroso levantou novamente a taça de Campeão Itajaiense. A final foi disputada contra o Marcílio Dias. Em 1963, o rival revidou, tirando do Barroso o título de Campeão Catarinense que, apesar disso teve seu vice-campeonato estadual muito comemorado. Na década de 60, uma pesquisa popular apontava o Clube Náutico Almirante Barroso como o favorito da cidade.
Em 1972 o Barroso encerrou as atividades no futebol profissional cumprindo a missão de revelar jogadores como Quarentinha, ídolo da seleção brasileira de 1956 a 1966, o goleiro Diogo e o lateral esquerda Alvacir, ambos vendidos para o Corinthians, além de jogadores convocados para a seleção catarinense como Nelinho, Elio, Deba, Mima e Godeberto. A partir daí o Clube dedicou-se à prática futebol amador e construção de sua nova sede.
O retorno do Barroso ao futebol profissional aconteceu em março de 2016 em parceria com o Sport Club Litoral. Os presidentes do Clube, Helio Orsi e do Futebol Profissional Adriano Cipriano assinaram um contrato que deu ao Litoral a administração do futebol profissional do Barroso. Nessa configuração, o Barroso foi inscrito para disputar a Série B do Campeonato Catarinense, com o primeiro jogo no dia 17 de julho, contra o Porto, no Camilo Mussi, depois de mais de 40 anos.


Notícia enviada por: Paulo em 20/01/2017
Saiba mais sobre a estreia do leão na Série B de 2024
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917