WhatsApp
Notícias

Aprovada fórmula de disputa da Série B, que começa em julho

Foi realizada nesta terça-feira, sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Catarinense Série B 2017. A principal novidade da competição para 2017 é o limite idade para os atletas de 23 anos, nascidos a partir de 1994. Cada clube poderá utilizar ainda cinco atletas profissionais acima da idade limite, por partida. A competição começará no dia 2 de julho e terminará no dia 15 de outubro.
A reunião teve a participação de presidentes e representantes dos dez clubes que disputarão o Estadual: Guarani de Palhoça, Camboriú, Concórdia, Hercílio Luz, Juventus de Jaraguá, Operário de Mafra, Barra, Marcílio Dias, Sport Club Jaraguá e Itajaí, que foi o campeão da Série C do ano passado. O Gerente do Departamento de Competições, Fábio Marcel Nogueira, conduziu a reunião.
FORMA DE DISPUTA
O Campeonato Catarinense Série B 2017 será disputado em três ou quatro fases. Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão em pontos corridos, com os pontos sendo zerados ao final de cada fase. Caso a mesma equipe conquiste o turno e returno, será declarada campeã e estará na Série A do Campeonato Catarinense em 2018. Neste caso, a segunda vaga será disputada entre os clubes 2º e 3º colocados na soma de pontos do turno e do returno em confronto eliminatório, jogos de ida e volta.
Caso equipes diferentes conquistem o turno e o returno, a competição terá quatro fases, com semifinais e finais. Os campeões do turno e returno enfrentarão as duas equipes melhor classificadas pelo índice técnico, soma de pontos do turno e returno, em confronto eliminatório, jogos de ida e volta.
Na 3ª fase, semifinais, o campeão do turno enfrentará o segundo melhor classificado no índice técnico e o campeão do returno enfrentará o primeiro melhor classificado no índice técnico. As equipes que somarem mais pontos ao final das duas partidas estarão classificadas para a 4ª fase, finais. As finais também serão disputadas em confronto eliminatório, jogos de ida e volta. A equipe que somar mais pontos nas duas primeiras fases será mandante da partida de volta.
COMPETIÇÃO SUB-23
O limite de idade foi decidido através de votação. Por 44 votos, contra 11, o Catarinense Série B 2017 será uma competição sub-23, com atletas nascidos a partir de 1994. Cada clube poderá ainda relacionar cinco atletas profissionais com idade livre por partida.
INSCRIÇÕES
Cada clube deverá inscrever no mínimo 18 aletas e poderá inscrever no máximo 35 atletas, sendo que só poderão realizar substituições em caso de rescisão de contrato ou comprovação de laudo médico, no caso de lesões. As inscrições poderão ser válidas até um dia útil antes da realização da 3ª rodada do returno.


Fonte e foto: Assessoria de Imprensa FCF


Notícia enviada por: Paulo em 15/03/2017
Saiba mais sobre a estreia do leão na Série B de 2024
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917