Notícias

Associação comemora 30 anos de histórias em prol do futebol de SC

Nesta quinta-feira, 1º de junho, a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) completa 30 anos de fundação. Idealizada pelo então presidente do Joinville, o saudoso Waldomiro Schützler, ela nasceu com 10 clubes associados e hoje conta com 31 em seu quadro.
O objetivo inicial foi juntar a força dos clubes para lutarem, principalmente junto à Federação Catarinense de Futebol (FCF), pelas necessidades em comum e, assim, fortalecer o futebol do estado. Um dos participantes da reunião que fundou a SCCLUBES, o então presidente do Criciúma Moacir Fernandes, conta que o movimento tinha também um cunho de “moralização”.
– Não estávamos contentes com certas coisas que estavam acontecendo no campeonato e, já na primeira reunião, decidimos pela suspensão de três árbitros e três bandeiras. Levamos a reivindicação para o Dr. Delfim, que na época estava começando na Federação, e ele acatou nossa decisão. Dali em diante, esses árbitros não trabalharam mais e o futebol catarinense começou a dar passos maiores no cenário nacional, que era a meta de grande alcance que tínhamos para a Associação – explica Moacir Fernandes, que presidiu a SCCLUBES em duas gestões: 1997 a 1999 e 2003 a 2004.
Dos objetivos iniciais, a Associação cresceu e passou a abraçar outros, como a representação dos clubes filiados em diversos órgãos e entidades, o apoio à FCF na coordenação e organização das competições que envolvem o futebol profissional no estado, a negociação dos direitos de transmissão, agregando valor aos parceiros, e o apoio aos clubes visando solucionar problemas de ordem econômica, social, administrativa, jurídica e desportiva.
Entre os projetos encampados nos últimos anos pela Associação estão o patrocínio do Troféu Top da Bola, a aprovação do TAC para a segurança dos estádios, a criação do Prêmio Craque da Série B, o fórum de Marketing e a feira dos clubes de futebol.
De endereço itinerante, na casa dos clubes que presidiam a entidade, a partir dos anos 2000 a Associação passou a ter endereço próprio, em Florianópolis: primeiro, no Estreito; e desde 2013, em Capoeiras.


ÚNICA NO PAÍS
O crescimento constante e equilibrado no futebol profissional de Santa Catarina nos últimos anos passou a chamar a atenção dos especialistas. Acostumado ao aparece-e-desaparece na Primeira Divisão do Brasileiro nas últimas décadas do século passado, a partir dos anos 2000 o estado entrou no ritmo do pelotão de frente e, desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser jogado no sistema de pontos corridos, sempre teve representante na Série A, chegando a ter quatro representantes na Série A em 2015.
– Essa nova era do futebol catarinense merece muitas análises, mas há uma que vale destacar: a organização. E a Associação, única num país que só tem federações, ocupa um papel fundamental nesse aspecto. Foi a partir da criação dela e de sua luta em prol do fortalecimento dos clubes, que, junto com a FCF, Santa Catarina apresentou suas maiores conquistas no futebol nacional: o título da Copa do Brasil em 1991 com o Criciúma, os sete anos seguidos do Figueirense na Série A nos anos 2000, a Copa São Paulo de Juniores com o Figueirense em 2008, a sexta colocação do Avaí no Brasileirão de 2009, os títulos nacionais das Séries B e C, os quatro representantes de Santa Catarina na Série A em 2015, a Copa Sul-Americana com a Chapecoense no ano passado – analisa o atual presidente Luiz Henrique Martins Ribeiro, que assumiu em fevereiro com a missão de modernizar a gestão da Associação e apresentou a proposta de implantar um sistema de Governança Corporativa.


DIRETORIA
A administração da SCCLUBES é composta por clubes associados, contemplando os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Membros do Conselho Fiscal, sendo eleitos em Assembleia Geral Ordinária, sempre por períodos de dois anos.
A Gestão 2017/2018 (foto) é formada pelos seguintes integrantes:
Presidência: Clube Atlético Tubarão
Vice-Presidência: Associação Chapecoense de Futebol
Membros Efetivos: Criciúma Esporte Clube, Brusque Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube
Membros Suplentes: Joinville Esporte Clube e Clube Atlético Metropolitano


GALERIA DE EX-PRESIDENTES
Desde 1987, a Associação já teve 19 diretorias. Segue abaixo a relação de todos os presidentes:
Valdomiro Schützler – 1987 – Joinville EC (Fundador - Falecido)
Manoel Simões De Moura – 1987 – CN Marcílio Dias (Falecido)
Moacir José Fernandes – 1987/88/89 – Criciúma EC
Ivan José Walendovsky – 1991 – Brusque FC
Miroel Makiolke Wolowsky – 1991 – Figueirense FC (Falecido)
Waldomiro Schützler – 1992 – Joinville EC (Falecido)
Aristides Panstein – 1993/94 – GE Juventus
Vilson Florêncio – 1995/96 – Joinville EC
Flávio Felix – 1997 – Avaí FC
Pedro João De Almeida – 1998/99 – CA Tubarão
José Carlos Da Silva – 1999 – Figueirense FC
Paulo Sérgio Gallotti Prisco Paraíso – 2000/01/02 – Figueirense FC
Moacir José Fernandes – 2003/04 – Criciúma EC
Genésio Ayres Marchetti – 2005/06 – CA Hermann Aichinger
Carlos Fernando Crispim – 2007/08 – CN Marcílio Dias
João Nilson Zunino – 2009/10/11/12 – Avaí FC (Falecido)
Wilfredo Brillinger - 2013/14 - Figueirense FC
Nilton Macedo Machado - 2015/2016 - Avaí FC
Sandro Pallaoro - 2016 - A Chapecoense de Futebol (Falecido)
Plínio Arlindo De Nês Filho - 2016 - A Chapecoense de Futebol


CLUBES FUNDADORES
A Associação foi fundada em 1º de junho de 1987 pelas seguintes agremiações:
Associação Chapecoense de Futebol
Avaí Futebol Clube
Clube Esportivo Paysandu
Clube Náutico Marcílio Dias
Criciúma Esporte Clube
Esporte Clube Ferroviário
Esporte Clube Internacional
Esporte Clube Próspera
Hercílio Luz Futebol Clube
Joinville Esporte Clube


 


Notícia enviada por: Paulo em 02/06/2017
O campeonato terá início no dia 26 de maio e contará com a participação de 10 ti...
Os times se enfrentarão em jogos de ida e volta
A partida é válida pelas semifinais do Catarinense Fort Atacadista 2024
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858