Notícias

Vai começar a segunda competição mais importante do futebol em SC

Começa neste final de semana a segunda principal competição do futebol profissional no Estado: o Catarinense SICOOB 2018 Série B. Dez clubes entrarão em campo com um só objetivo: terminar a competição, em primeiro ou segundo lugar e, assim, ascender à elite do futebol catarinense em 2019.
Participam do Estadual deste ano os seguintes clubes: Barra Futebol Clube, Camboriú Futebol Clube, Clube Náutico Marcílio Dias, Esporte Clube Operário de Mafra, Fluminense Futebol Clube de Joinville, Grêmio Esportivo Juventus, Guarani de Palhoça Futebol Ltda., Clube Náutico Almirante Barroso, Blumenau Esporte Clube e Clube Atlético Metropolitano.
A primeira rodada marca os seguintes jogos: Blumenau X Camboriú, Marcílio Dias X Fluminense, Barra X Almirante Barroso, Operário X Metropolitano e Juventus X Guarani de Palhoça.
A competição poderá ter duas ou quatro fases na sua forma de disputa. Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão no sistema de pontos corridos. Na primeira hipótese, caso duas equipes distintas conquistem as duas primeiras fases, haverá semifinais e finais. Na segunda hipótese, caso a mesma equipe conquiste o turno e o returno será declarada campeã e as equipes que obtiverem a 2ª e 3ª colocação no índice técnico, soma do turno e returno, se enfrentarão em confronto eliminatório para decisão do vice-campeão.
COMO ESTÃO OS CLUBES?
ALMIRANTE BARROSO
Nome: Clube Náutico Almirante Barroso - Itajaí
Cores: Verde e Branco
Mascote: Almirante
Alcunha: Alvi Verde ou Verdão
Estádio: Camilo Mussi
Fundação: Em 11/05/1919
A preparação da equipe começou na semana de 01 de maio e para a disputa da série B deste ano, o Almirante Barroso aposta na experiência e nome do Técnico Agnaldo Liz, catarinense que como jogador passou por importantes clubes do país como Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Fluminense e pelo catarinense Figueirense, dentre outros. Como técnico conquistou foi Campeão Baiano com o Vitória, dirigiu o Atlético Tubarão na 1ª divisão, em 2005 e em 2017 levou o Hercílio Luz a conquistar a vaga para primeira divisão do Catarinense. O time base: Hudson Jr., Henrique, Genilson, Paulinho, Natan, Rudnei, Thiago Silva, Vitor Hugo, Luanderson, Gustavo, Andrezinho, Leo Osorio, Judson, Maninho, Hadrian, Hallyson, João Paulo, Felipe Silva.
BARRA
Nome: Barra Futebol Clube - Balneário Camboriú
Cores: Azul e Amarelo
Mascote: Pescador Tobias
Alcunha: Pescador
Estádio: Camilo Mussi – Itajaí
Fundação: Em 18/01/2013
O Barra FC, com apenas cinco anos de história, disputa pela terceira vez a Série B do Catarinense. O treinador é estreante no comando do profissional, mas com muita experiência na base, Fábio Sanhudo, que foi campeão da Série B Catarinense sub-17 em 2017 pelo clube de Balneário Camboriú, tem passagens pelo Internacional e comandou o Regensburg, da Alemanha, na Champions League de futsal. O Pescador iniciou a pré-temporada no dia 1º de maio e tem em seu plantel atletas que já vestiram a camisa da equipe em temporadas anteriores, como Luiz Renan, Cadu, Rafael, Ruan, Leo Felipe, Mathiola e Beltrame. A base completa a equipe com: Prezzi; Leo Felipe, Rafael, Jessé e Rodolfo; Luiz Renan, Beltrame, Urnau e Athos; Cadu e Diego Santana.
BLUMENAU
Nome: Blumenau Esporte Clube - Blumenau
Cores: Verde, Grená e Branco
Mascote: Capivara
Alcunha: BEC ou Tricolor
Estádio: SESI
Fundação: Em 19/07/1919
A preparação do tricolor teve início no dia 02 de maio, comandado por Rony Aguilar, que já conseguiu o acesso para a primeira divisão em 2015 com o Camboriú, o BEC conta com jogadores importantes da conquista da série C de 2017, como o meia Miller, os zagueiros Alex e Fugão, o atacante Lucas Vaz entre outros. Time de base: Roger Paranhos, Ruhan, Alex, Jefferson, Maringá; Rossetti, Adeylson, Miller; Juninho, Maranhão, Afonso, Fugão, Lucas Vaz, Maycon. Nessa última semana de preparação, os treinamentos seguirão a todo vapor em busca de uma excelente performance no campeonato.
CAMBORIÚ
Nome: Camboriú Futebol Clube - Camboriú
Cores: Verde, Laranja e Branco
Mascote: Homem de Pedra
Alcunha: Cambura ou Tricolor da Baixada
Estádio: Roberto Santos Garcia, o Robertão
Fundação: Em 11/04/2003 como Sociedade Desportiva Camboriuense
O Camboriú entrou no Catarinense Série B, mais uma vez, para retornar à elite estadual. Em 2018, a direção resolveu apostar no que já deu muito certo na competição: o comandante tricolor é Mauro Ovelha, campeão da Segundona duas vezes nos últimos três anos (Brusque 2015 e Concórdia 2017). O elenco começou a preparação no dia 2 de Maio, trazendo no grupo nomes conhecidos do futebol catarinense, como do atacante Aldair, ex-Joinville, do meia Paulinho, ex-Concórdia, do centroavante Neilson, ex-Chapecoense e do goleiro Zé Carlos, ex-Avaí e Criciúma. Garotos da base completam o elenco: Zé Carlos, Mota, Igor, Gabriel Peres, Talys; David, Ruan, Paulinho Oliveira, Mateus Arence; Aldair e Neilson.
FLUMINENSE DE JOINVILLE
Nome: Fluminense Futebol Clube de Joinville
Cores: Encarnado, branco e verde
Estádio: Arena Joinville
Mascote: ??
Alcunha/Apelido: ??
Fundação: Em 24/10/1948
Depois de ficar em oitavo na Estadual do ano passado, o Fluminense Futebol Clube de Joinville só voltou a movimentar o seu departamento de futebol profissional há cerca de dois meses, visando justamente o campeonato da Série B deste ano. O tricolor iniciou os trabalhos sob o comando técnico de Valmir Israel, que comandou a equipe em 2017. O presidente Anelísio Machado acredita que o clube tem condições de fazer uma campanha ainda melhor este ano. “Estamos no caminho certo e poderemos em breve sonhar com novas conquistas. Temos apenas quatro anos de futebol profissional. Estamos investindo fortemente no futebol de base e destacamos o profissional como peça chave para o crescimento do clube”. Assim como em 2017, os jogos do Fluminense serão realizados na Arena Joinville.
GUARANI DE PALHOÇA
Nome: Guarani de Palhoça Futebol Ltda. - Palhoça
Cores: Azul e Branco
Mascote: Índio
Alcunha: Bugre
Estádio: Renato Silveira
Fundação: Em 15/02/1928
O Guarani de Palhoça está há um mês se preparando para o Catarinense Série B. Sua base é formada por atletas oriundos do Ituano Futebol Clube, clube com o qual existe uma parceria. O Guarani conta com o experiente técnico Sérgio Ramirez, que está no seu terceiro ano no comando da equipe. Com grande foco na formação de atletas (reconhecido pela CBF como Clube Formador) o Bugre vai em busca do acesso à principal competição do futebol catarinense. Time base: Lucas Alves, Edson, Fellipe, Vitor Carvalho e Picuira; Melk, Xavier, Bruno Smith e Galego; Thiago e Bassani.
JUVENTUS
Nome: Grêmio Esportivo Juventus - Jaraguá do Sul
Cores: Grená, Branco e Preto
Mascote: Moleque Travesso
Alcunha: Moleque Travesso, Tricolor Jaraguaense ou Tricolor do Jaraguá Esquerdo
Estádio: João Marcatto
Fundação: Em 01/05/1966
Sob o comando do técnico Eduardo Clara, o elenco teve 33 dias de pré-temporada, período que o clube aproveitou para realizar diversos jogos treinos para avaliar e dar ritmo de jogo aos jogadores. A curiosidade do elenco do Moleque Travesso são os seis reforços oriundos do futebol amazonense. Time de base: Iago; Marquinhos, Silvio Gomes, Michel, Leozinho, Tiago Amazonense, Railson, Almeida, Cristian Roque, Wendel, Coutinho, Paulo Vitor, Leonardo, Matheus Iton, Wesley Napão.
MARCÍLIO DIAS
Nome: Clube Náutico Marcílio Dias - Itajaí
Cores: Azul e vermelho
Mascote: Marinheiro
Alcunha: Marinheiro
Estádio Dr. Hercílio Luz - Itajaí
Fundação: 17/03/1919
O Marcílio Dias possui somente um objetivo na Série B do Campeonato Catarinense 2018: acesso. O clube pretende realizar uma campanha que o leve novamente à primeira divisão no ano do seu centenário. Para isso, começou a sua preparação no dia 23 de abril e conta em seu elenco com destaques na Série B de 2017, como Abner, Wilson Júnior, Andrei Alba e Juliano Levak. Renovou também com o goleiro Rafael Kahn, o zagueiro Rogélio e o atacante Schwenck, além de contratar o experiente centroavante Sabiá. Todos eles sob o comando de Renê Marques, que permaneceu no Clube, mesmo sem o acesso no ano anterior. Time base: Rafael Kahn; Bruno Santos, Rogélio, Cris, Renan Castro; Arthur Feitoza, Andrei Alba, Max, Wilson Júnior; Aber e Juliano Levak.
METROPOLITANO
Nome: Clube Atlético Metropolitano - Blumenau
Cores: Verde e Branco
Mascote: Crocodilo
Alcunha: Verdão do Vale
Estádio: Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner - SESI
Fundação: Em 22/01/2002
Clube Atlético Metropolitano começou a treinar dia 23 de abril, sendo que foram realizados seis amistosos, e a equipe do treinador Rodrigo Casca ganhou quatro deles e empatou dois. Hoje o clube conta com um grupo de 48 atletas disponíveis para o trabalho.
OPERÁRIO
Nome: Esporte Clube Operário de Mafra - Mafra
Cores: Branco e Preto
Mascote: Operário
Alcunha: Glorioso, Alvinegro do Planalto Norte ou Alvinegro Catarinense
Estádio: Dezesseis de Abril, Itaiópolis/SC
Fundação: Em 12/10/1920
Sem grandes nomes e com uma das menores folhas do estado o Operário tem como principal objetivo se manter na série B e cumprir com todos seus compromissos, desta forma o clube segue mandando seus jogos na cidade vizinha Itaiópolis que tem acolhido o alvinegro, o qual lançou seu novo uniforme em homenagem ao centenário da cidade. A equipe será comandada pelo técnico Edmar Heiller.


Notícia enviada por: Paulo em 07/06/2018
Foi eleita no início da tarde desta sexta-feira a Diretoria que vai comandar os ...
Presente em todas as edições desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disp...
Nos termos do Artigo 16 do Estatuto, convoco os presidentes (ou representantes l...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858