Notícias

Brasil comemora hoje o Dia Nacional do Futebol

Hoje é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Futebol. A data foi estabelecida em 1976, pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da CBF, em homenagem ao Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande. O Rio Grande é o clube mais antigo em atividade do Brasil e foi fundado no dia 19 de julho de 1900.
O futebol chegou ao Brasil em 1894, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o Brasil, trouxe uma bola e um jogo de uniformes. Charles Miller introduziu o futebol no São Paulo Athletic Club, clube de cricket do qual era sócio.
Em Santa Catarina, o clube mais antigo em atividade é o Hercílio Luz Futebol Clube, de Tubarão, fundado em 22 de dezembro de 1918.
Seis anos depois, nascia a atual Federação Catarinense de Futebol (FCF). Fundada em 12 de abril de 1924, com o nome de Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres, a história da regulamentação do futebol em Santa Catarina começou na Rua Esteves Júnior, no Centro da Capital, no Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense, berço da educação e da prática desportiva, onde se reuniram os representantes do Atlético Florianópolis, Figueirense, Internato, Trabalhista e Avahy, para registrar a ata de fundação da atual FCF.
No dia 1º de junho de 1987, dez clubes profissionais do estado, liderados pelo Joinville Esporte Clube, fundaram a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES). De lá para cá, uma nova página começou a ser escrita no nosso futebol, com crescimento exponencial no cenário brasileiro.


Notícia enviada por: Paulo em 18/07/2018
O campeonato terá início no dia 26 de maio e contará com a participação de 10 ti...
Os times se enfrentarão em jogos de ida e volta
A partida é válida pelas semifinais do Catarinense Fort Atacadista 2024
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858