WhatsApp
Notícias

Clubes mantêm fórmula do campeonato, mas querem mudança no regulamento

Os presidentes dos clubes que disputarão o Campeonato Catarinense Série A 2019 decidiram manter a mesma fórmula da edição de 2018, no sistema de pontos corridos em turno, returno e final única. A decisão foi homologada durante reunião do conselho técnico, realizada na Federação Catarinense de Futebol (FCF) nesta quarta-feira. A competição começará no dia 16 de janeiro. A FCF ficou de buscar novas datas no Calendário junto à CBF, para também incluir semifinais. Neste caso, os quatro primeiros colocados na soma duas primeiras fases estarão classificados.
Os clubes decidiram por uma inovação no regulamento do Estadual: que em 2019 seja rebaixado apenas um clube para a Série B de 2020 e que os três primeiros colocados do Estadual da Série B 2019 subam em 2020. Ficou também acordado que a Federação fará solicitação ao Ministério dos Esportes para que o Conselho Nacional de Desportos aprove a mudança no regulamento. Assim que a Federação encaminhar a solicitação, o presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina Francisco Battistotti e o presidente da Federação Rubens Angelotti irão a Brasília para reforçar a solicitação. A definição precisa acontecer até o dia 16 de novembro, data limite para homologação da competição.
Os jogos do Estadual terão a ordem invertida em relação ao ano passado. E a primeira rodada já está definida. As partidas da primeira rodada já foram definidas: 16/01 (quarta-feira)
Brusque x Joinville e Tubarão x Hercílio Luz; 17/01 (quinta-feira) Chapecoense x Marcílio Dias, Criciúma x Figueirense e Avaí x Metropolitano.
FÓRMULA DO CAMPEONATO
A primeira colocada na Classificação Geral será mandante da partida final. Em caso de realização também das semifinais, será em partidas únicas e terá como mandantes os dois primeiros colocados. O 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado receberá o 3º colocado. Independentemente das hipóteses, se houver empate ao término das partidas de confronto eliminatório (semifinais e final), a definição do campeão, ou dos finalistas, será através da cobrança de penalidades.


Fontes: FCF e SCCLUBES
Foto: Paulo Scarduelli


Notícia enviada por: Paulo em 01/11/2018
O sorteio da terceira fase da competição ocorreu ontem (17)
A celebração contou com a presença de importantes agentes do futebol estadual e ...
Jogando em casa, o Tigre empatou em 1x1 com o Juventude.
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917