Notícias

Com vitória da Chape, SC volta a ter 2 na elite pela sexta vez

Presente em todas as edições desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado pelo sistema de pontos corridos em 2002, Santa Catarina terá pela sexta vez mais de um clube na Série A. Em 2019, Avaí e Chapecoense representarão o estado na elite do futebol nacional. Isso aconteceu em 2011, 2016 e 2017 (com 2 clubes), 2014 (com 3) e 2015 (com 4).
O Leão da Ilha havia assegurado na semana passada a sua vaga na Série A e, neste domingo à tarde, foi a vez da Chapecoense. Com a vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo na Arena Condá, gol de Leandro Damião, o Verdão do Oeste garantiu a sexta participação consecutiva na Série A do Brasileiro. É a segunda maior marca. Somente o Figueirense conseguiu mais. Ficou sete anos seguidos na elite entre 2002 e 2008.
A Chape conseguiu a manutenção na Série A, graças a uma recuperação nestas rodadas finais. Para o jogo decisivo, a direção do clube fez promoção de ingressos, e o torcedor lotou a Arena Condá neste domingo. Foi recorde de público, com 19.992 pessoas.
A rodada começou com a Chapecoense em 16ª lugar. E em nenhum momento do jogo, ela entrou na zona do rebaixamento. O técnico do Verdão optou por uma estratégia de buscar o gol, mas sem se expor muito. E conseguiu o objetivo aos 22 minutos do segundo tempo, com gol de cabeça de Leandro Pereira. Foi uma explosão de alegria no estádio. Nos últimos minutos, o Verdão segurou o resultado e a vaga na Série A.
A Chapecoense terminou o campeonato em 14º lugar com 44 pontos, melhor apenas do que os 43 pontos de 2014. Mas o suficiente para garantir a alegria de milhares de torcedores.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE
Jandrei; Eduardo, Douglas, Fabrício Bruno e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Amaral, Canteros (Elicarlos) e Diego Torres (Bruno Silva); Wellington Paulista e Leandro Pereira (Osman). Técnico: Claudinei Oliveira
SÃO PAULO
Jean; Araruna, Arboleda, Bruno Alves e Edimar (Igor); Hudson, Liziero, Nenê (Shaylon) e Helinho; Diego Souza (Brenner) e Everton. Técnico: André Jardine
GOL: Leandro Pereira (C), aos 22 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Fabrício da Silva e Bruno Pires (trio de GO)
CARTÕES AMARELOS: Jean, Arboleda e Everton (SP)
LOCAL: Arena Condá, em Chapecó
PÚBLICO: 19.992
RENDA: R$ 331.630,00


Foto: Rodrigo Goulart / Diário do Iguaçu


Notícia enviada por: Paulo em 02/12/2018
Foi eleita no início da tarde desta sexta-feira a Diretoria que vai comandar os ...
Presente em todas as edições desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disp...
Nos termos do Artigo 16 do Estatuto, convoco os presidentes (ou representantes l...
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.600 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 - 3025.7858