WhatsApp
Artigos

35 anos de conquistas para o futebol de SC

O futebol catarinense, essa paixão que nos une, está em festa neste mês de junho. É o aniversário de 35 anos da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), entidade criada em 1º de junho de 1987 por 10 clubes sonhadores.
A Associação, a qual tenho honra de presidir, surgiu com vários objetivos, com destaque para o fortalecimento, a união e a interação entre os clubes de futebol profissional. Tudo sonhado para nos colocar na elite. Pois gostaria de dizer aos idealizadores e aos 20 presidentes que me sucederam que eles conseguiram.
Dos objetivos iniciais, a Associação cresceu e passou a abraçar outros, como a representação dos clubes filiados em diversos órgãos e entidades, a negociação dos direitos de transmissão, agregando valor aos parceiros, e o apoio aos clubes visando solucionar problemas de ordem econômica, social, administrativa, jurídica e desportiva. De endereço itinerante, na casa dos clubes que presidiam a entidade, a partir dos anos 2000 a Associação passou a ter endereço próprio, em Florianópolis: primeiro, no Estreito; e desde 2013, em Capoeiras.
Em parceria com a Federação Catarinense de Futebol, a SCClubes manteve permanente diálogo com autoridades desportivas e órgãos públicos.
A SCClubes é firme, mas não é radical; é conectada aos novos tempos, mas sabe valorizar a tradição; é plural, mas coesa. Por tudo isso, contribuiu para colocar o Estado no mapa do futebol nacional: das 20 edições do campeonato brasileiro, Santa Catarina esteve presente em 19. Neste período, entre outras conquistas, levantamos a taça da Copa do Brasil, da Copa São Paulo de Futebol Jr. e da Copa Sul-Americana.
A Associação criou em 2018 o canal de TV dos clubes, a FC Play – rebatizada de FutebolCatarinense.tv. Fomos pioneiros e, desde então, transmitimos todos os jogos do Estadual, ou pela TV ou via internet. Saímos na frente e muitos outros estados nos seguiram. Agora, vamos ampliar o uso intensivo dos recursos de tecnologia e informação – base do sucesso das organizações exponenciais em todos os ramos.
Futebol é um jogo coletivo, dentro e fora de campo. Por isso, com transparência, criatividade e inovação, seguiremos caminhando, em conjunto, para tornar o espetáculo ainda mais bonito e fascinante.


Júlio César Heerdt é presidente de SCClubes e do Avaí Futebol Clube


Artigo enviada por: Paulo em 08/06/2022
em jogo atrasado
contra o Mirassol
Na Ressacada
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917