WhatsApp
Notícias

Defesa Civil de Santa Catarina: conheça o centro de operações internacionalmente condecorado

Você sabia que fica em Florianópolis o principal e mais avançado Centro de Operações de Desastres da Defesa Civil?


 


Florianópolis, a capital de Santa Catarina, abriga a sede da Defesa Civil estadual, uma instituição essencial na proteção e segurança da população catarinense. Conhecida por sua atuação rápida e eficiente, a Defesa Civil de Santa Catarina tem se destacado no gerenciamento de desastres naturais, que frequentemente atingem o estado, como enchentes, deslizamentos e tempestades.


 


O prédio da Defesa Civil de Santa Catarina dispõe de tecnologias de ponta para monitoramento e prevenção de catástrofes naturais. O Centro Integrado de Riscos e Desastres (CIGERD) é um dos mais avançados de todo o país, sendo reconhecido de forma internacional.


 


Além do centro principal, citado acima, a Defesa Civil conta com mais 20 Coordenadorias Regionais, chamadas de COREDECs. 


 


As COREDECs estão espalhadas estrategicamente por diversos municípios de Santa Catarina, sendo eles: Araranguá, Blumenau, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Maravilha, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Taió, Tubarão e Xanxerê.


 


Com uma estrutura bem organizada e tecnologicamente avançada, a instituição mantém monitoramento constante de áreas de risco, emitindo alertas e coordenando ações preventivas e de emergência. Além disso, promove campanhas educativas, capacitando comunidades para lidar com situações adversas.


 


O trabalho da Defesa Civil de Santa Catarina tem sido crucial para minimizar os impactos dos desastres naturais, salvando vidas e reduzindo danos materiais. A integração com outras forças de segurança e organismos governamentais, bem como a participação ativa da comunidade, fortalece a resiliência do estado frente aos desafios climáticos.


 


Alexandre Argolo Messa Sampaio ,Coordenador do Núcleo de Saúde e Promoção Social, ressaltou a importância do centro de operações da Defesa Civil de Santa Catarina. “O Centro Integrado De Gerenciamento De Riscos E Desastres do Estado de Santa Catarina, é um equipamento público, multisetorial e multidisciplinar, que tem por objetivo tratar os riscos existentes  que afetem a columidade pública no Estado, e de fazer a gestão dos desastres, caso esses ocorrams. O Centro pode receber visitas, desde que previamente agendadas, através do telefone 48 36664 7000” ,Afirmou Alexandre. 


 


Em uma região onde a natureza impõe grandes desafios, a Defesa Civil de Santa Catarina, com sede em Florianópolis, continua a ser um baluarte de segurança e um exemplo de dedicação ao serviço público.


Notícia enviada por: SCPress em 06/06/2024
O início do Leão Baio
Confira toda a programação realizada pelo Furacão do Estreito
103 anos de uma grande história
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917