WhatsApp
Notícias

Entidades catarinenses se unem em ação conjunta contra o racismo

Em prol do combate ao racismo, diversos órgãos e instituições que regem o futebol catarinense se juntaram na campanha “Cartão Vermelho para o Racismo”. O evento de lançamento da campanha ocorreu hoje (10), às 15:00h, no Auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).


 


O evento foi uma ação conjunta entre o MPSC, SC CLUBES, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rotary Clube Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, Federação Catarinense de Futebol (FCF), SINAFESC - Sindicato de Arbitros do Estado de Santa Catarina e o Sindicato dos Atletas de Futebol de Santa Catarina (SAPFSC).


 


O encontro teve como enfoque apresentar e debater estratégias de inclusão e igualdade racial, com enfoque no esporte e nos costumes. Discursos, painéis e outras ações abordaram temas como a representatividade, as políticas de punição para atos racistas e a promoção da diversidade nos clubes. A cerimônia também  destacou a necessidade de ações contínuas para erradicar o racismo e fortalecer a cultura de respeito e inclusão. A ideia da ação, que contará com outros capítulos no futuro, é “dar um cartão vermelho” para a prática de racismo e injúria racial. Em dias de jogos dos times catarinenses, serão realizadas diversas ações para reforçar esta pauta.


 


Representantes dos principais órgãos gestores do futebol catarinense e do estado estiveram presentes no evento, como a Dra. Sônia Lamego (Presidente da Rotary Clube Florianópolis), Dr. José Ribeiro (membro do conselho de igualdade da OAB), Dr. Jadel da Silva Júnior (Promotor Titular da Quadragésima Promotoria de Justiça de Florianópolis), Cláudio Gomes (Secretário da FCF), Josiane Cristina do Santos (Assessora da Comissão de Igualdade Racial e Combate à intolerância Religiosa de Florianópolis) e Cleuse Soares (Representante da Sociedade Civil).


 


Estiveram presentes também os presidentes e representantes de  clubes catarinenses, como Figueirense, Avaí, Marcílio Dias, Joinville, Inter de Lages e Brusque.


 


Após as falas dos representantes das instituições que encabeçam o projeto, foi assinado o termo de cooperação entre as entidades em apoio a esta causa.






#CartaoVermelhoParaoRaciscmo


 


📸 Fotos: Eduardo Tarasca


 


 


Notícia enviada por: SCPress em 10/06/2024
O início do Leão Baio
Confira toda a programação realizada pelo Furacão do Estreito
103 anos de uma grande história
Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Av. Gov. Ivo Silveira, 3.568 - sala 101 - Capoeiras
88085-002 - Florianópolis
Fone/Fax 48 3025-7858 | WhatsApp 48 99906-5917