“A gestão muda a empresa”, diz presidente da SCClubes em evento que discutiu a SAF
O presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes) e do Avaí FC, Júlio Cesar Heerdt, participou ontem em Florianópolis do evento voltado a debater mudanças na legislação esportiva brasileira, a partir da Lei 14.193, sancionada em agosto do ano passado e que permite que os clubes brasileiros se organizem como Sociedade Anônimas do Futebol (SAFs).
Para o presidente Heerdt, eventos como o de ontem são fundamentais para que os clubes possam entender cada vez mais o que é a SAF e como ela poderá ajudar. "Eu vejo três pontos importantes da SAF: o primeiro é a preocupação com a questão fiscal, pois precisamos saber qual a relação fiscal que os estados brasileiros terão com os clubes; segundo, seus fundamentos jurídicos; e a gestão corporativa que a sociedade promove", comenta.
Outra questão que o presidente da SCClubes trouxe para o evento foi a necessidade real de discutir o modelo do futebol brasileiro. "Nós percebemos que existem falhas nesse modelo, porque quase todos os clubes estão passando por dificuldades. Eu acredito que a gestão muda a empresa, mas quando todas as gestões estão atrapalhadas tem alguma coisa de errado também com o modelo. Hoje, muitos presidentes de clubes estão analisando a possibilidade de virar SAF e outros já estão utilizando a sociedade como tábua de salvação, o que me preocupa um pouco", completa Heerdt.
Promovido pela Câmara Italiana de Comércio de Santa Catarina, o Fórum de Atualidades do Direito Desportivo contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre advogados, juristas, jornalistas e profissionais ligados ao mundo do futebol interessados na SAF.
Foto: Germano Rorato / All Press
Notícia enviada por: Paulo em 19/07/2022