Assessor de engenharia da SCCLUBES participa de evento em Brasília
O assessor de engenharia da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, Renê da Silva, está participando nesta quinta-feira do lançamento dos novos modelos de laudos técnicos para os estádios de futebol. O evento é do Ministério do Esporte e visa oferecer mais conforto e segurança para os torcedores.
O documento foi aprimorado para o estabelecimento de novas diretrizes emanadas pelo Ministério, contribuindo para o conforto, segurança e condições sanitárias e de higiene, na perspectiva de ocupação das arenas e dos estádios de futebol.
O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, acredita que o sucesso desta nova sistemática será obtido se conseguir envolver e motivar os principais atores do setor. O Ministro do Esporte, George Hilton, assinará portaria que consolida os requisitos mínimos a serem contemplados nos laudos técnicos previstos no Decreto 6.795/2009, em substituição a Portaria nº 238/2010.
Os novos laudos serão exigidos a partir de janeiro de 2016. São eles, os laudos de Segurança; de Condições Sanitárias e de Higiene; e com novos títulos, os laudos de Vistoria de Engenharia; Acessibilidade e Conforto; e o Laudo de Prevenção e Combate de Incêndio e Pânico. Existe ainda um quinto, que é o Laudo de Estabilidade Estrutural, que é exigido exclusivamente em condições excepcionais.
O engenheiro da SCCLUBES, que já acompanhou vistorias em todos os estádios onde são realizadas as partidas das Séries A, B e C do Estadual, esteve em agosto participando de um curso nas arenas do Maracanã, Arena da Baixada (Curitiba) e do Beira Rio. Em novembro, ele vai apresentar um relatório detalhado dessas atividades durante Reunião da Diretoria da SCCLUBES, bem como compartilhar o conhecimento com todos os 28 clubes filiados à Associação