Associação quer aumentar receita dos clubes de SC
A primeira reunião dos presidentes na nova sede da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), realizada a partir das 15h desta sexta-feira, contou com a presença de sete dos 10 clubes que disputarão a Série A do Estadual de 2014. Todos concordaram com a opinião do presidente da Associação, Wilfredo Brillinger: a Associação "encorpou" e a nova sede representa um marco na história da entidade. "Nossa missão é profissionalizar cada vez mais os clubes de futebol de Santa Catarina e temos estrutura agora para gerar mais receita aos associados", sintetizou o presidente.
Um dos presidentes mais antigos na reunião, Genésio Marchetti, lembrou o tempo em que entrou na entidade: "Foi lá pelos idos dos anos 90. Reuníamos uma vez por ano e de forma itinerante, pois não tínhamos uma sala fixa para os nossos encontros. Essa sede é uma pequena prova do quanto o futebol catarinense cresceu nesse período."
Além da sede, a Associação também evoluiu na parte administrativa. Agora, tem um Diretor Executivo para organizar as atividades, foi contratado um engenheiro para vistoriar os estádios e uma assessoria jurídica para auxiliar os associados. "Com essa estrutura, temos condições de aumentar a receita dos clubes e diminuir as despesas", acredita o presidente.
Na véspera do clássico entre Figueirense e Joinville, que ocorre neste sábado no Scarpelli, os presidentes dos dois clubes sentaram lado a lado na reunião. "A rivalidade a gente deixa para dentro do campo. Fora dele, precisamos estar unidos para termos um futebol forte em Santa Catarina", resumiu o presidente do JEC, Nereu Martinelli.
Durante três horas, os presidentes debateram um pauta extensa, que envolveu desde o relatório da vistoria nos estádios, feito pelo engenheiro Renê da Silva, à unificação das competições de base e apresentação dos resultados da Feira de Licenciamento. Às 18h, começou a palestra com o especialista em Gestão e Marketing do Esporte Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, de Curitiba, empresa que é referência em projetos de consultoria para o mercado esportivo. Ele abordou o tema "Inovação no futebol - projetos para SC que deram certo em outros clubes".
A solenidade de inauguração da nova sede ocorre às 19h.