Avaí Futebol Clube completa 90 anos
O futebol barriga verde está em festa neste domingo, 1º de setembro de 2013. O Avaí Futebol Clube, um dos clubes fundadores da Federação Catarinense de Futebol completa 90 anos de fundação. A Associação de Clubes de Futebol Profissional de SC, através do Presidente Wilfredo Brillinger, parabeniza todos os torcedores, atletas, dirigentes e funcionários do Avaí Futebol Clube pela passagem desta data importantíssima para o futebol catarinense!
Fundando em 1º de setembro de 1923, o Leão da Ilha, como é conhecido popularmente, é o clube mais vezes campeão do Estado. São 16 conquistas, a última delas em 2012: 1924, 26, 27, 28, 30, 42, 43, 44, 45, 73, 75, 88, 97, 2009, 10 e 12.
Desde 2002 o empresário e médico patologista João Nílson Zunino é o Presidente do Avaí. Onze anos a frente do Leão, Zunino é responsável pelo resgate dos títulos ao convívio da torcida Azurra. O atual presidente entrou para a história do Avaí por ter sido o dirigente que levou o clube de volta ao Campeonato Brasileiro da Série A em 2009. Após 30 anos, o Avaí retornou a figurar entre os vinte clubes mais importantes do futebol brasileiro. A campanha na volta à Série A foi melhor de toda história do Avaí, 6º colocado com 57 pontos ganhos, o Leão chegou à disputa da Copa Sul-Americana de 2010.
A História
A história do Avaí Futebol Clube teve início em 1923 quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), em Florianópolis. O comerciante, apaixonado por futebol, resolveu realizar o sonho dos meninos e decidiu presenteá-los com um conjunto completo de "ternos" como eram chamados na época os uniformes. O material continha, além de bola e chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis. Uma curiosidade que talvez alguns torcedores não saibam é que as cores foram escolhidas em homenagem ao extinto Clube de remo, Riachuelo.
No dia 1º de setembro de 1923, em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, os jovens atletas decidiram, em conjunto com o comerciante, fundar um clube de futebol. O nome do novo time seria "Independência" e teria como presidente o próprio Sr. Amadeu Horn.Quando tudo já estava praticamente decidido, o Sr. Arnaldo Pinto de Oliveira chegou à reunião trazendo novas ideias e acabou influenciando os participantes a mudar o nome do time que estava sendo fundado. O argumento era que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time e até terminar de falar "Independência" o outro time já teria empatado o jogo. Como estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele propôs o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Neste momento, todos apoiaram a ideia e começaram a gritar Avahy, Avahy, Avahy! E desta maneira, entusiasmada e convicta, teve início a história cheia vitórias e conquistas do então Avahy Foot-ball Club.
Fontes Avai FC e FCF