Catarinense Série A terá mesma fórmula em 2017
O Campeonato Catarinense da Série A 2017 começou oficialmente na tarde desta 5ª feira com a realização da reunião do Conselho Técnico que definiu, por unanimidade, a manutenção da forma atual para a edição 2017. O Estadual começará no dia 29 de janeiro e terminará no dia 7 de maio e será disputado em até três fases, turno, returno e finais.
O Presidente da Federação Catarinense de Futebol Delfim Pádua Peixoto Filho comandou a reunião, que contou com a presença de toda a Diretoria da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina e os presidentes de Avaí, Almirante Barroso, Brusque, Chapecoense, Criciúma, Figueirenses, Internacional, Metropolitano e Tubarão, além do diretor jurídico do Joinville.
FÓRMULA
O primeiro tema foi relacionado à definição da forma de disputa. Por força do parágrafo segundo, do inciso 5º do Artigo 9º da Lei 10.671, o Estatuto de Defesa do Torcedor, a forma de disputa da competição precisa vigorar por dois anos consecutivos. Considerando o impedimento legal, a forma de disputa do Campeonato Catarinense da Série A 2017 será idêntica à de 2016. Ou seja, em até três fases, turno, returno e finais. Em todas as fases as equipes iniciam com zero ponto.
Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão todas entre si em pontos corridos. A equipe que somar mais pontos será declarada campeã e assegura vaga na 3ª Fase, Finais. A equipe que obtiver mais pontos na soma das fases turno e returno terá vantagem de decidir o título como mandante do segundo jogo das finais. Caso a mesma equipe conquiste o turno e returno, será declarada campeã sem a realização das finais.
Também considerando o impedimento legal do Estatuto de Defesa do Torcedor, as duas equipes que obtiverem o menor número de pontos na soma das duas primeiras fases estarão rebaixadas ao Catarinense Série B em 2018.
COPA SANTA CATARINA
Por unanimidade dos votos, o Conselho Técnico do Catarinense Série A 2017 decidiu pela realização da Copa Santa Catarina 2017. A Diretoria da FCF convocará posteriormente a reunião do Conselho Técnico da competição que definirá datas, forma de disputa e número de participantes. O campeão da Copa SC 2017 será um dos representantes catarinenses na Copa do Brasil 2017.
Uma das novidades do Catarinense 2017 será o limite de inscrições de atletas. Cada clube poderá inscrever até 45 atletas para a disputa de toda competição. A solicitação partiu do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina e tem como objetivo impedir que atletas inscritos no Campeonato Catarinense da Série A 2017 cumpram eventuais punições em outras competições.
Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da FCF