Departamento de marketing dos clubes se reúnem na Capital para preparar o Estadual 2020
Faltando exatos 50 dias para a bola começar a rolar, o Campeonato Catarinense de Futebol teve hoje um momento importante com o encontro dos diretores de marketing dos clubes que disputarão a Série A em 2020. A reunião ocorreu na sede da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, em Florianópolis, e foi convocada pelo presidente da SCCLUBES Francisco José Battistotti, que falou da importância de se planejar ações "para fazer do Estadual do próximo ano o melhor dos últimos anos".
Oito dos 10 clubes associados estavam representados: Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Juventus e Marcílio Dias. Os dois que não vieram (Concórdia e Tubarão) justificaram suas ausências e receberão as informações e decisões. "O fórum de marketing foi criado em 2016 e, desde então, tem se dedicado a desenvolver ações para tornar o Estadual cada vez mais atrativo para o público e os patrocinadores", explica o diretor executivo da Associação Claudio Gomes, que criou e coordena o comitê comercial unificado do Estadual desde 2018.
Por causa do comitê, os estádios passaram a ter a mesma padronização visual das placas de publicidade à beira do gramado, o que criou uma identidade única para a transmissão dos jogos. Aliás, foi também graças ao comitê que players foram contratados para fazer a transmissão dos jogos pela Internet a partir do Estadual do ano passado.
A nova fórmula da competição também motivou a reunião, haja visto que haverá mudanças, e os clubes precisam conhecer os detalhes das ações. O fato de estar sendo preparado com bastante antecedência permite um maior número de reuniões com patrocinadores. Entusiasmado com a fórmula renovada, os parceiros já estão pensando em ativações especiais. "Tem empresas buscando ações com os torcedores dentro dos estádios, tem players planejando lançar plataformas de palpites dos jogos. Todos querendo aliar a sua marca com o nosso futebol", revela Gomes.
Entre os assuntos tratados no fórum de marketing desta segunda-feira destaques para o FCPlay (definição de promoções e preços), Palpitão Vip, Mapa de placas, ativações coletivas e os eventos do Estadual 2020. "Além de captar mais recursos aos clubes, buscamos intensificar o engajamento dos torcedores com o campeonato", finaliza Gomes.
Um ponto que mereceu destaque dos participantes foi a exposição de ações e estratégias de engajamento com foco nas redes sociais, apresentadas pelo Administrativo Financeiro da SCCLUBES, o publicitário Esteves Junior.
Foto: Paulo Scarduelli
Notícia enviada por: Paulo em 02/12/2019