Estadual da Série A de 2015 muda e Hexagonal definirá o campeão

13/10/2014

O Campeonato Catarinense da Série A de 2015 vai sofrer modificação. Por unanimidade, os clubes presentes da reunião do Conselho Técnico nesta segunda-feira aprovaram uma mudança na segunda etapa da competição. O Hexagonal definirá os finalistas e o Quadrangular, as duas equipes rebaixadas. Este ano, ocorreu o inverso.

A proposta foi apresentada aos dirigentes pelo presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), Wilfredo Brillinger, que elogiou a fórmula deste ano, mas acredita que ela poderá ser aperfeiçoada. "O campeonato de 2014 foi excelente, a forma de disputa foi muito interessante, mas penso que podemos aperfeiçoar. Para tanto, proponho uma inversão na segunda fase da competição: que o Hexagonal seja pela disputa do título e o Quadrangular, pelo rebaixamento".

O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF) Delfim Pádua Peixoto Filho referendou a proposta e acionou o procurador jurídico Rodrigo Capela para elucidar sobre as possíveis sanções jurídicas que a inversão pudesse ocasionar. Como a inversão já havia sido sondada, a procuradoria Jurídica da FCF consultou a Diretoria Jurídica da CBF e do Ministério dos Esportes, que entendem que a inversão não fere o direito do torcedor, pelo contrário, o beneficia, pois abre a possibilidade de mais equipes estarem envolvidas na disputa pelo título.

Santa Catarina tem três vagas na Copa do Brasil pelo Campeonato Catarinense e serão ocupadas pelos três primeiros colocados da Série A de 2015. Já as duas vagas de Santa Catarina na Série D do Campeonato Brasileiro serão das duas equipes melhores colocadas no Catarinense Série A, que não possuam calendário nacional nas Séries A e B do Brasileiro. Conforme o ranking nacional, Santa Catarina poderá ter mais duas ou três equipes participando da Copa do Brasil de 2016.

Fonte: AI da FCF

Foto: AI SCCLUBES