JEC comemora 37 anos de muitas conquistas
O Joinville Esporte Clube completa 37 anos nesta terça-feira, dia 29 de janeiro. Recheado de histórias e conquistas, o 37˚ ano da equipe mira grandes objetivos fora e dentro de campo, entre eles o acesso à elite do futebol brasileiro, a taça do Estadual e uma boa campanha na Copa do Brasil.
Apesar do título Brasileiro da Série C em 2012, o Octacampeonato Catarinense é ainda o maior feito da história do JEC, jamais alcançado ou aproximado por outro clube do estado. Com um time formado por grandes craques, como Alfinete, Nardela, Wagner e Paulo Egídio, o oitavo título consecutivo do JEC veio de forma inevitável no ano de 1985. Na ocasião, o Tricolor venceu o Avaí por 2 a 0 no estádio Hercílio Luz. Mais de 100 ônibus tricolores invadiram a cidade de Itajaí para festejar essa conquista.
A Diretoria da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes) cumprimenta os membros de diretoria, funcionários e torcedores do JEC pelos 37 anos de fundação. Um dos clubes mais vitoriosos da história do futebol de Santa Catarina, o JEC ostenta o título de Campeão Brasileiro da Série C de 2012, da Recopa Sul-Brasileira em 2009 e 12 conquistas do Campeonato Catarinense, incluindo o período hegemônico entre 1978 e 1985, representando o histórico octacampeonato. Atualmente, o Joinville ocupa a 51ª colocação no Ranking de Clubes da CBF, com 2.370 pontos.
O primeiro jogo da história do Joinville Esporte Clube foi em 9 de março de 1976, no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, contra o Vasco da Gama. Na oportunidade houve empate em 1 a 1, com gols de Tonho para o JEC e de Roberto Dinamite para os cariocas.
Na foto, aparecem os seguintes jogadores daquele jogo: Em pé: Silvinho, Djalma, Piava, Pompeu, Ditão e Renato. Agachados: Chico Samara, Linha, Tonho, Fontan e Zequinha.
Fontes: sites do JEC e da Federação