Muito trabalho para organizar o Estadual de 2014

25/01/2014

A bola começa a rolar pelo Campeonato Catarinense de 2014 neste sábado, mas a largada para fazer dele uma competição organizada começou antes mesmo de terminar do Estadual do ano passado.

Para garantir que todos os estádios estivessem aptos para a realização dos jogos e que a segurança de torcedores e atletas fosse a regra nº 1, a Associação de Clubes contratou um profissional de engenharia, especialista em praças esportivas, para vistoriar os locais de jogos. As primeiras visitas foram realizadas ainda em março. De lá para cá, nosso engenheiro fiscalizou os 10 estádios da Série A. Em quatro deles, precisou fazer duas visitas. Em cada local, ele verificou todos os itens de segurança exigidos e, onde precisou de melhorias, orientou as mudanças. Dez meses de trabalho depois da primeira visita, todos os estádios do Estadual da Série A receberam todos os laudos de liberação dos órgãos competentes: Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, CREA e Vigilância Sanitária.

Não foi uma tarefa fácil. Deu muito trabalho e envolveu bastante gente: da Federação Catarinense de Futebol (FCF), do Ministério Público (MP) e da Associação. Juntos, construímos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em dezembro e que lançou as diretrizes para os campeonatos deste ano e de 2015. Uma das exigências do TAC era que os clubes entregassem até o dia 7 de janeiro todos os documentos necessários. Ao todo, nessa primeira leva, foram protocolados no MP 80 laudos e 10 planilhas. Uma verdadeira montanha de documentos, pois cada laudo tinha dezenas de páginas. Na análise dos laudos, MP e PM constataram falhas e solicitaram correções, o que exigiu a produção de mais 22 laudos e muitas obras.

Não foi só vistoriar estádios e correr atrás de documentos a rotina dos profissionais de engenharia e do setor jurídico da Associação. Eles também participaram de inúmeras reuniões: só no MP foram sete, duas na PM e por aí vai. Os presidentes da Federação e da Associação participaram de quatro longas reuniões para tratar do assunto, junto com promotores do MP e oficiais da PM.

Avançamos bastante para fazer deste o Estadual mais organizado da sua história. Estamos unidos na mesma trincheira e queremos o melhor para o futebol de nosso estado.

Dentro do campo, esse Estadual também será competitivo. Teremos, entre os 10 clubes, três que estão na Série A do Brasileiro deste ano – o ano da Copa do Mundo no Brasil. É a primeira vez que isso acontece na história dos pontos corridos do Brasileirão. Ainda temos dois na Série B e dois na D. Ou seja, 70% dos times que disputarão o Estadual tem calendário da CBF o ano todo. A fórmula do campeonato, mais enxuta e rápida e começando com uma pré-temporada maior, exigiu dos clubes a montagem de elencos fortes.

Poderia citar vários vencedores no Estadual deste ano, mas fico com um: o torcedor. Ele será o grande vitorioso. Encontrará estádios seguros que passaram por várias vistorias e foram aprovados pela PM, Bombeiros, profissionais de Engenharia, Vigilância Sanitária. Dentro das quatro linhas, poderá ver craques que estarão nos melhores estádios brasileiros no segundo semestre disputando o Brasileirão. A cobertura dos jogos pela TV, rádio, internet e jornais repercutirá cada rodada.

O campeão? Bem, aí já é mais difícil. O equilíbrio é grande em nosso estado. Nos últimos três anos, foram três campeões diferentes. No dia 13 de abril, dia da grande final, saberemos quem é o melhor.