Renovado termo de cooperação que combate pirataria em SC

17/09/2012

Foi publicado na edição de 6 de setembro do Diário Oficial do Estado de Santa Catarina Aditivo ao Termo de Cooperação celebrado entre o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) e a Associação de Clubes de Futebol Profissional de SC, prorrogando o prazo de vigência do acordo para 31 de agosto de 2014.

Desta forma, o Cecop, que pertence à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e é integrado por diversas entidades, entre elas a Associação de Clubes, pode continuar desenvolvendo ações para combater a pirataria dos produtos licenciados de futebol. O primeiro acordo foi assinado em julho do ano passado e, agora, renovado por mais dois anos.

Com a renovação do Termo de Cooperação, os policiais que atuam no Conselho poderão repetir ações como as realizadas no final do Campeonato Catarinense deste ano, quando, nas imediações da Ressacada e do Orlando Scarpelli, distribuíram panfletos procurando alertar os torcedores para os males que a pirataria causa e apreenderam diversos produtos falsificados.

No futebol, a camisa é o item que mais atingido pela pirataria, mas também sofrem as bandeiras e outros acessórios.

Recentemente, o Cecop assinou Termo de Cooperação com a Federação Catarinense de Futebol. "O objetivo é que a nossa Federação consiga servir de exemplo para que outras federações do país façam o mesmo e, assim, possamos efetuar ações de fiscalização em competições nacionais", explica o secretário executivo do Cecop, Jair Antonio Schmitt. Essa ampliação é necessária para efetuar o combate à pirataria, pois os departamentos jurídicos dos clubes precisam aprovar a ação dos policiais.