SC CLUBES 25 Anos
A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina completou 25 anos no dia 1º de junho e comemorou com um evento especial, realizado na sede da Fiesc, em Florianópolis. Na programação, várias atividades: homenagem aos ex-presidentes, palestra, mostra da produção cultural dos clubes e lançamento de eventos.
Dez clubes fundaram a Associação em 1º de junho de 1987. O idealizador e responsável pelas primeiras ações da entidade foi Waldomiro Schützler, na época presidente do Joinville. Ele presidiu a reunião que elegeu o primeiro presidente eleito: Manoel Simões de Moura (já falecido), do Marcílio Dias. De lá para cá, foram 14 presidentes. O atual é João Nilson Zunino, que comanda a entidade desde 2009.
Embora não pudesse estar presente, Schützler foi um dos presidentes homenageados. Ele conta como tudo começou.
- Criamos a entidade inspirados no que havia no Rio e em São Paulo. Nosso objetivo era defender os interesses dos clubes, pois havia divergência com a Federação. Era tudo muito precário no início. Não tínhamos sede própria e as reuniões aconteciam nos clubes, cujo presidente comandava a entidade – relembra.
Os tempos são outros, graças à Associação. Nestes 25 anos, os clubes catarinenses estão mais profissionalizados. Dos 10 times que disputam o Campeonato Catarinense, sete participam das quatro principais competições organizadas pela CBF. Hoje, são 21 clubes associados.
Por Paulo Scarduelli
Artigo enviada por: Administrador do site em 09/08/2012