SCCLUBES participa de simpósio nacional de prevenção da violência
Começou hoje, em Florianópolis, o evento "Futebol em Debate no Sul: Simpósio de Prevenção da Violência nos Eventos de Futebol". O evento promovido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT/ME), em cooperação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ), debate o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção da violência nos espetáculos esportivos nas cinco regiões do Brasil.
Convidado para compor a mesa na abertura oficial, o presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, Nilton Macedo Machado, enalteceu a iniciativa do Governo Federal. Durante a palestra sobre o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (PROFUT), o presidente colaborou com o palestrante, o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor Rogério Hamam, sobre a experiência de ter contribuído com a comissão do Congresso Nacional que aprovou o programa, além de exemplificar como o Avaí está envolvido com o PROFUT.
Além do presidente da SCCLUBES e do secretário Nacional do Futebol, o Simpósio contou com presença do presidente em exercício da Federação Catarinense de Futebol Ericsson Henrique Luft, o promotor de Justiça Eduardo Paladino, o comando da Polícia Militar de Santa Catarina, dirigentes de clubes de futebol e das torcidas organizadas de Avaí e Figueirense.
PROGRAMAÇÃO
29/10/2015 (quinta-feira)
09h00 às 10h00 – Abertura: DR. ROGÉRIO HAMAM, Secretário Nacional de Futebol do Ministério do Esporte, DR. DELFIM PÁDUA PEIXOTO FILHO, Presidente da Federação Catarinense de Futebol, DR. NILTON MACEDO MACHADO, Presidente da SCCLUBES.
10h00 às 11h00 – Palestra – "A Segurança do Torcedor nos Estádios de Futebol. A Atuação do GEPE/PMERJ" - MAJ. SÍLVIO LUIZ, Comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios – GEPE da PMERJ.
11h00 às 12h00 – Palestra – "PROFUT - Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro. Da MP 671 à Lei 13.155/ 2015" - DR. ROGÉRIO HAMAM, Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor – ME.
12h00 às 14h00 – Almoço
14h00 às 15h00 – Palestra – "Sistema Integrado de Monitoramento de Dados para Prevenção da Violência nos Estádios de Futebol" - DR. HELVÉCIO EUSTÁQUIO DE ARAUJO, Coordenador-geral de Fiscalização e Controle SNFDT – ME.
15h00 às 17h30 – Debate – "Torcedor Infrator - Medidas Punitivas ou Socioeducativas?" - SR. ANDRÉ AZEVEDO, Presidentes da Associação Nacional das Torcidas Organizadas, membro do Conselho Nacional da Juventude; SR. FLÁVIO MARTINS, Presidente da Federação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro – FETORJ - CAP. ALFREDO EUCLIDES DIAS NETTO, Professor de Educação Física, mestrado em Ciências Sociais, membro da Polícia Militar do Paraná - DR. GUILHERME PONTES, Coordenador Estadual da Juventude de Santa Catarina - DR. SAULO DA SILVA, Coordenador Municipal de Políticas Públicas para Juventude – Florianópolis - DR. ANDRÉ FAGUNDES MENDES, Coordenador-geral de Inteligência da SENASP/MJ (mediador).
30/10/2015 (sexta-feira)
09h00 às 11h30 – Debate - "A Legislação e o Futebol. Mudanças Necessárias" - DR. ALEXANDRE BECK MONGUILHOTT, Auditor Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina - DR. DANIEL CRAVO SOUZA, Presidente da Comissão Especial de Legislação de Direito Desportivo da OAB/RS - DR. PAULO SCHMITT, Procurador-geral do STJD, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/PR - DR. SÓSTENES MARCHEZINE, Diretor de Defesa dos Direitos do Torcedor/ME (mediador).
11h30 às 12h30 – Apresentação – "Racismo no Futebol: Fato - Causa – Consequência | Relatório Anual da Discriminação Racial no futebol" - MARCELO CARVALHO, Diretor Executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 16h30 – Debate – "A Segurança e o Torcedor Participe. A Responsabilidade do Estado nos Eventos de Futebol." DR. LEONARDO JOSÉ ROESLER, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC. - DR. MÁRCIO EMILIO LEMES BRESSANI, Promotor de Justiça da Promotoria do Torcedor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - CORONEL PAULO HENRIQUE HEMM, Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina - TEN. CEL. RONIMAR JOBIM, Representante da SENASP/MJ (Mediador).
INFORMAÇÕES GERAIS:
O evento, que ocorre no Hotel Intercity, é aberto ao público. As inscrições serão realizadas no local do evento, a partir de 1 (uma) hora antes do início de cada dia. As palestras são ministradas por convidados especialistas em Direito Desportivo e ou políticas públicas para a juventude e o esporte, com duração de até 40 minutos. Após o encerramento de cada palestra ou das mesas de debate, será concedido um tempo de 10 a 20 minutos para que o público presente possa encaminhar suas dúvidas e enriquecer o debate com perguntas direcionadas aos especialistas participantes.